Escrito por Família Theia e Denise Rendtorff (coach de carreira)

Estamos vivendo uma situação inédita. A pandemia do covid-19 é algo novo, incerto e nebuloso para todo mundo. Como você, líder, está adaptando o seu estilo de gestão para lidar com esse momento, acolhendo a sua equipe e ao mesmo tempo continua entregando resultados?

Traga um olhar holístico para cada pessoa

Mais do que nunca, as pessoas estão se sentindo vulneráveis e inseguras. Essa incerteza permeia todas as áreas da vida: emprego, carreira, economia, família, relações, financeiro... Os líderes têm grande impacto nas pessoas, principalmente agora que estão mais fragilizadas. Não subestime o seu papel como líder, elas precisam de você mais do que nunca! Cada indivíduo está lidando com essa crise de uma forma, portanto, valorize as individualidades, dê atenção às emoções e aos sentimentos. Lembre-se que alguns estão perdendo familiares e amigos para o vírus, outros estão sozinhos ou estão passando alguma dificuldade financeira em casa. A sua influência nesse momento pode trazer coragem, resiliência e segurança. Talvez você seja a única pessoa que esteja oferecendo isso a ela, não só ajudando ela no trabalho, mas extrapolando positivamente para a vida dela e de sua família.

Adote um modelo mais humanizado de liderança

Modelos anteriores de liderança podem não fazer mais sentido nesse ‘novo mundo’. Não estou dizendo que skills (habilidades) mais práticos e voltados ao negócio (como por exemplo produtividade, foco em resultado, foco na solução etc) não são mais importantes, mas, para superarem esse momento complexo as empresas precisam incorporar mais skills de acolhimento, empatia, compaixão, escuta ativa, individualização, paciência, entre outros. Engajar e motivar essas pessoas deve ser a prioridade número um dos líderes nesse momento. Não dá para simplesmente retomar o formato anterior se o cenário é completamente diferente. Precisamos trazer um modelo mais profundo e holístico. O mundo mudou, e vocês fazem parte dessa transformação.

Seja autêntico

Ao mesmo tempo que você pode servir de exemplo inspirador, não faça isso de forma forçada ou ‘fake’. Seja autêntico! Compartilhe suas vulnerabilidades, seus medos e anseios. Aproveite essa situação para aprofundar nas conversas e construir laços mais verdadeiros com seu time. Essa troca não só ajuda eles, mas você também pode tirar proveito ao compartilhar suas dificuldades em casa e na família.

Crie um ambiente para se engajar mesmo à distância

Para muitos, liderar à distância é um novo desafio. Como conseguir tudo isso que falamos não tendo contato físico, o olho no olho? Não é fácil, mas é exatamente por conta desse distanciamento que ter essas conversas profundas fazem mais sentido. Muitas vezes podemos nos sentir mais próximos de alguém, quando estamos o mais longe! Quebre essa barreira física e invista tempo para conversas profundas em equipe e individualmente. E faça por vídeo, pois faz diferença poder ver a pessoa. Vemos muitos líderes já se acomodando e fazendo só calls e isso esfriar as relações ao passar do tempo.

Reflita como deve ser a volta ao escritório

As empresas estão voltando ao escritório aos poucos e ainda não temos certeza de como isso será. Cada empresa deve adotar as suas regras e os seus protocolos de segurança, mas respeite a reação e comportamento de cada um. Alguns voltarão eufóricos e felizes. Já outros, voltarão com medo e desanimados. Estejam atentos a essas variáveis, não tire conclusões e, principalmente, não julgue. Avalie também se faz sentido vocês voltarem a ser como era antes, questione o antigo status quo. O que pode ser adaptado, melhorado ou aprimorado? O que vocês descobriram de positivo trabalhando de home office que podem incorporar daqui para frente?

É uma oportunidade de transformação para todos nós. Aproveite esse cenário para se adaptar ao ‘novo mundo’, esteja aberto(a) e atento(a) a essas novidades, tendências e transformações.