Escrito por Família Theia e Lais Hess (nutricionista)
Estamos passando por um momento de muita turbulência e mudança de rotina. O isolamento social pode influenciar na maneira com que nos alimentamos, pois está trazendo uma grande ansiedade que reflete em escolhas de alimentos recompensadores, que geralmente são aqueles que contém maior teor de gorduras e de açúcar. Outra coisa que pode acontecer por estarmos em casa é dar aquela “beliscada” ao longo do dia nos alimentos que estão a fácil acesso.
Aqui vão algumas dicas para tentar melhorar a alimentação na quarentena:
- Planeje suas refeições
Pegue um dia para fazer o planejamento de como serão suas refeições ao longo de uma semana. Escolha quais alimentos farão parte de cada refeição (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar).
2. Faça uma lista de compras
Com o planejamento da sua semana, faça uma lista de compras com os itens necessários para as suas refeições. Isso evita a compra de itens desnecessários. Caso queira comprar algum alimento como: biscoito, chocolate, salgadinho ou algum produto industrializado, compre em pequena quantidade. Quanto mais temos esses alimentos em casa, mais comemos.
3. Procure comprar alimentos in natura e minimamente processados
Inclua na sua lista de compras alimentos in natura (legumes, verduras, frutas, carnes, ovos) e minimamente processados (cereais, leguminosas, farinhas, leite...). Evite a compra de produtos industrializados.
4. Mantenha uma rotina alimentar
Tente fazer as suas refeições nos mesmos horários para manter uma rotina.
5. Se arrisque na cozinha
Como estamos mais tempo em nossas casas, pode sobrar um tempinho extra para fazer alguma preparação. Procure na internet alguma receita e coloque a mão na massa, isso pode se tornar um momento de descontração e prazer.
6. Mantenha a fácil acesso alimentos mais saudáveis
Quando estamos com fome, procuramos sempre o que está a fácil acesso. Escolha alimentos como: frutas, iogurtes, castanhas, torradas…
7. Aproveite o momento da refeição
Quando for realizar alguma refeição, concentre-se nela, evite mexer no celular, no computador e assistir televisão. Comer fazendo outra coisa ao mesmo tempo pode fazer com que você coma uma maior quantidade de alimentos sem perceber.
8. Não se sinta culpado
Fique tranquilo se a sua alimentação não sair exatamente do jeito que planejou. Estamos passando por um momento difícil, a alimentação também nos traz prazer.
Com essas dicas da Theia podemos manter nossa saúde alimentar em dia e talvez até encontrar um novo dote culinário.