Escrito por Família Theia e Sandra Quero (psicóloga e educadora parental)

O ambiente está mais tenso, você está preocupada e ansiosa com tudo que tem para fazer.

Você e seu filho estão em casa, mas você tem tanta coisa para fazer que não sabe nem por onde começar.

Quer queira quer não, as crianças são suscetíveis a essa atmosfera de tensão que as rodeia. Comportamentos comuns das crianças nessa situação:

  • pedir mais atenção
  • mais choro e choramingos
  • sono fragmentado a noite, te chamando mais vezes
  • aumento de brigas entre irmãos

A criança também está angustiada com toda a situação. Ela não sabe explicar, mas ela sente. O comportamento desafiador é a forma que as crianças tem de comunicar isso para nós. De que ela não está bem.

Antes de se dirigir ao seu filho, faça um check in interno, veja como você está. Se acolha. Diga a você mesmo: “Estou fazendo o melhor possível. E tudo vai passar”.

Depois de você se acolher, você pode acolher seu filho. Aproxime-se da criança e estabeleça a conexão com o olho no olho. Valide os sentimentos da criança. Fale que você sabe o quanto é difícil ver a mamãe em casa e não ficar juntinho o tempo todo.  Encoraje-a dizendo que você sabe que ela consegue fazer algumas atividades sozinha: liste junto com a criança as atividades e mostre o quanto ela é capaz. E por fim ABRACE!!! Lembre-se as crianças agem melhor quando elas se sentem melhor (e você também).