Escrito por Família Theia e Graziela Verdade (consultora de amamentação)
A apojadura, também conhecida como “descida do leite”, é uma fase natural onde ocorre o início da secreção de leite materno após o parto.
Normalmente acontece entre o terceiro e o quinto dia pós-parto porém pode atrasar por influência de fatores como: condições de saúde materna (obesidade, diabetes, alterações de tireoide e outros), resto de placenta retido no pós-parto entre outros.
Os seios podem ficar muito inchados, pesados e a mulher pode sentir dor ou desconforto.
Principais cuidados
Devido ao inchaço da mama, o bebê pode apresentar dificuldade em realizar a pega correta, escorregando a boca somente para o mamilo, aumentando a chance de traumas mamilares.
Para evitar que isso aconteça, é importante realizar massagem em movimentos circulares ao redor do mamilo (na aréola), seguida de pequena ordenha manual de alívio com o intuito de deixar a aréola mais macia para facilitar a pega do bebê
A apojadura é um processo passageiro de adaptação do nosso organismo porém pode gerar inseguranças. Se tiver alguma dúvida é importante buscar ajuda profissional capacitada.
Saiba mais sobre como lidar com produção de muito e de pouco leite, e como melhorar a pega do bebê durante a amamentação.