Escrito por Família Theia e Dr. Julio Caio Côrte Leal Filho (pediatra)

Oi, meninas. Theia não é blogueira de viagem, mas hoje vai ensinar você a arrumar uma mala bem difícil: A mala da maternidade.

Primeiro de tudo, é bom lembrar de fazer isso com antecedência, assim dá para verificar tudo com a tranquilidade que nenhuma mãe, pai ou familiar tem na hora do parto.

A principal coisa para levar em consideração é o conforto. O pós parto é sempre delicado, os pés estão inchados, o intestino fica preso e pode ser um momento em que a mãe sente dor por causa dos pontos. O conforto, portanto, deve ser seu principal guia aqui.

Normalmente a mãe fica de 2 a 3 dias no hospital depois que o bebê nasce. O que pode acontecer nesses dias: subir e descer da maca, andar, amamentar e talvez até receber visitas. Pense em roupas que vão deixar você confortável nessas situações.

Vamos a nossa listinha? Dica: você pode imprimir a lista para ter à mão conforme arruma sua mala.

• No mínimo 3 camisolas ou pijamas bem confortáveis.

• Pelo menos 5 calcinhas grandes e confortáveis, de preferência as que você já está usando na gravidez. É bom lembrar que a mãe vai ter que usá-las com absorventes enormes, seja parto normal ou cesárea.

Roupão ou penhoar para ficar mais confortável quando andar pelos corredores do hospital depois do parto e para receber visitas.

Chinelo, sandália ou sapato, sempre lembrando do conforto. A mãe vai precisar andar bastante para melhorar o edema nos pés e para ajudar o intestino a funcionar. Algumas mulheres apresentam dores nas costas ou nas pernas no período pós parto então um calçado confortável ajuda.

Meias.

• Pelo menos 3 sutiã de amamentação.

• Absorventes para os seios, utilizado em situações específicas. Caso a apojadura (descida do leite) aconteça ainda na maternidade e a mãe fique com o seio vazando leite, ela pode utilizar o absorvente para seios no percurso do hospital para casa. Mas lembrando que o absorvente, se utilizado por longo período, deixará a mama quente e úmida e facilitará a proliferação de fungos.

• Produtos de higiene pessoal como escova, xampu, condicionador, sabonete, escova de dentes e pasta.

• Se você usa lentes de contato não esqueça os óculos. Lentes às vezes não são permitidas pelos hospitais.

Absorventes. Como é normal haver sangramento depois do parto, a maioria dos hospitais fornece absorventes, mas pode ser que a mãe queira usar uma marca que já gosta.

Roupas bem confortáveis para a volta para casa. Lembre que a barriga de grávida não desaparece quando o bebê nasce, portanto a mãe nesse momento tem uma barriga similar à de 5 ou 6 meses.

• Se tiver preparado lembrancinhas ou enfeites de porta, coloque na mala também.

Alguns itens bem importantes para incluir na sua listinha:

• carteirinha do plano de saúde

• cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal

• documentos pessoais.

• carregador de celular.

Mas espera, lembra que quando voltar para casa vai ter um bebezinho junto. O que levar para ele?

Você deve ter feito ultrassom antes do parto, ele é importante para saber quanto seu bebê vai pesar. Se ele tiver mais de 3kg, vai usar roupinha PP ou P. Mas se ele tiver menos, são roupinhas RN.

De maneira geral, é importante que elas sejam fáceis de vestir, com aberturas na frente e boa elasticidade nas mangas. Estando calor ou frio, ele vai precisar de duas camadas de roupa. Lembre que meias e luvas são essenciais. Se estiver calor, os macacões de malha costumam ser o ideal, mas se estiver frio roupinhas de plush são preferíveis.

E o bebê também tem uma listinha dele. Vamos lá:

6 macacões com pé

6 bodies de manga comprida

6 calças com pé

1 manta de algodão

2 xales de linha ou lã

3 fraldas de tecido, para apoiar no ombro quando for colocar o bebê para arrotar

2 toalhas de banho e 2 fraldas de tecido para ajudar a secar o bebê depois do banho.

6 paninhos de boca

6 pares de meias

3 pares de luvinhas

É bastante roupa, mas os hospitais pedem roupinhas reservas para garantir que não haja imprevisto. É importante também lavar tudo com sabão de coco ou neutro e já tirar etiquetas que podem pinicar os bebês.

Também preste atenção à época do ano e previsão do tempo. O bebê que acaba de nascer tem que ficar quentinho, mas roupas muito quentes no verão podem deixar o bebê desconfortável. Também não é o momento ideal para lacinhos e pulseirinhas, que podem se perder nas trocas, melhor evitar.

Atenção: Além da mala, na hora de sair de casa há outros itens que você deve se lembrar de pegar.

Faça uma lista e deixe bem visível para verificar, na pressa de sair, se não esqueceu nada:

• carteirinha do plano de saúde

• cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal

• documentos pessoais.