Escrito por Família Theia e Jaqueline Carmona
O que é a dermatite de fralda?
A dermatite de fralda é um conjunto de dermatoses inflamatórias que atingem a área do corpo coberta pela fralda (região inferior da barriga e coxas, região genital e glúteo).
A dermatite irritativa é a mais comum e é popularmente chamada de assadura.
Como identificar a dermatite?
Geralmente caracteriza-se por uma lesão avermelhada, brilhante, com descamação nas regiões em contato com a fralda que provoca a sensação de queimação na pele, apresentando calor local, desconforto e irritação ao manipular ou higienizar o local.
Por que ocorre a assadura?
Geralmente ocasionada pelo aumento da temperatura e umidade local devido ao contato prolongado da pele com urina e fezes, substâncias irritativas (sabão, detergentes, amaciantes, lenços umedecidos), ou por alergia ao material plástico da fralda (raro os casos), essa afecção cutânea é mais frequente na primeira fase da infância.
Mudanças na alimentação do bebê, como a introdução de alimentos sólidos, podem levar a alterações na composição das fezes e em sua frequência, gerando a dermatite de fralda.
Atrito ou fricção da fralda ou da roupa com a pele, fraldas muito apertadas, podem deixar a pele mais sensível e propensa à dermatite.
Algumas crianças parecem apresentar maior susceptibilidade para o desenvolvimento da dermatite.
Por ser doença que causa grande desconforto à criança, deve ser encarada com cuidado e seriedade.
As fraldas descartáveis modernas possuem três camadas: uma interna que funciona como filtro, uma intermediária com capacidade de absorção de líquidos, e uma externa à prova de água. Esta última camada tem papel fundamental na impermeabilidade da fralda, porém previne a perspiração, o que aumenta a temperatura e umidade locais.
Como prevenir?
- Lave bem as mãos antes e após as trocas de fraldas;
- Realize trocas de fralda com frequência;
- Realize a limpeza com algodão e água morna;
- Lave a região com água e sabonete neutro quando houver grande quantidade de fezes ou irritação da pele;
- Seque com toalha sem esfregar o local;
- Mantenha a região limpa e seca;
- Evite produtos irritantes como lenços umedecidos com álcool;
- Não deixe a fralda muito apertada;
- Deixe quando possível o bebê sem fralda por um tempo;
- Se utilizar fralda de pano, lave com sabão de coco ou glicerinado e enxague abundantemente certificando-se de que o produto foi totalmente removido.
Como tratar?
- Troque as fraldas com maior frequência ou o mais breve possível após cada micção ou evacuação;
- Limpe suavemente com água fria ou morna e sabonete infantil líquido na presença de fezes. Os lenços umedecidos sem álcool e sem fragrância podem ser uma opção para limpeza ocasional.
- Exponha a região ao ar livre por um tempo, para que a pele seque melhor;
- Aplique cremes de barreira a cada troca de fraldas. Essa é uma medida eficaz de prevenção da dermatite de fraldas e tem efeito terapêutico, protegendo da umidade e evitando contato com irritantes. O creme deve ser hipoalergênico e dermatologicamente testado. Somente o pediatra poderá te indicar a melhor opção para o tratamento.
Com todos esses cuidados diminuímos a chance de surgimento das dermatites de fralda e consequentemente o desconforto que elas poderiam causar em seu bebê. Vamos organizar essa rotina de cuidados e deixar seu pequeno sempre com a pele perfeita?