Escrito por Família Theia e Educadora Parental Sandra Quero

Que tal pensar em atividades para o seu filho que está em casa? Fizemos uma listinha por idade de sugestões para conseguir trabalhar de casa e entreter as crianças.

Para todas as idades: A rotina em casa deve manter a estrutura que a criança tem quando vai para a escola. Acordar no mesmo horário, fazer as atividades escolares no mesmo período, manter a rotina do sono. Crianças precisam de limites e que os combinados sejam cumpridos. Em qualquer idade, a criança vai se sentir mais segura se souber como se comunicar com você ao longo do dia, mesmo que você esteja em reunião. Por exemplo: Você tem uma reunião online pelas próximas 2 horas? Coloque uma plaquinha na porta, o relógio para apitar, e combine com a criança de logo depois brincarem de massinha por 20 minutos e tomarem o lanche juntos. E se ela ficar com muita, muita saudade, pode vir até você devagarzinho, em silêncio, e pegar a sua mão. Assim ela sabe que, se precisar, você estará lá!

Menores de 4 anos: essa idade precisa ainda de supervisão mais próxima, então as atividades devem ser pensadas para ser possível acompanhar - mesmo que visualmente - a criança. Com isso, tente manter um bom ritmo das atividades. Entre os intervalos de alimentação, sono e banho, você pode deixar brinquedos apropriados disponíveis, mas NUNCA de uma só vez. Combine junto com a criança que brinquedo ela vai usar e qual ela vai guardar. E muito cuidado com tempo de tela: segundo a OMS, crianças de até dois anos de idade não deveriam ser expostas a tela nenhuma e crianças de 2 a 4 anos deveriam assistir no máximo uma hora por dia! Use com sabedoria!

De 4 a 6 anos:disponibilize panos diversos, tocos de madeira, caixas de papelão e outros materiais que tenham em casa. Peça para elas montarem uma história com um cenário para te apresentar. Combine que irá assistir daqui um determinado tempo (por exemplo uma hora), porém tem que ser um prazo que você possa realmente honrar. Coloque um despertador para apitar, assim elas não ficam te chamando a todo momento. Elas exercitam a criatividade, e você foca em algo importante e urgente. Lembra dos velhos jogos de mesa? Dominó, jogo da memória, cai-não-cai, entre tantos outros podem ser ótimas alternativas.

Maiores de 7 anos: com as crianças mais velhas você pode elaborar as rotinas em conjunto, afinal não são férias. É preciso continuar algumas atividades já iniciadas na escola, conforme orientações. Intercalar atividades de estudo dirigido com atividades de diversão é bom para a criança. Mesmo para os grandinhos, lembre de reservar também um tempinho exclusivo com eles. Isso irá estreitar os laços e reduzir o estresse da quarentena. Jogos de tabuleiro, lego, quebra-cabeça, bem como tutoriais tipo “faça você mesmo” são ótimos para essa idade. E estimule o hábito da leitura e do desenho, livros e lápis são sempre bons companheiros. Aliás, é bom lembrar: para esse grupo, a OMS recomenda no máximo 2 horas de telas por dia - e isso vale para todas as telas (celular, televisão, computador, ipad, etc).

FICA A DICA: Precisa de tempo para se concentrar? Dedique antes um tempo para a criança com alguma atividade um pouco mais longa. Pode ser jogar bola no quintal, andar de bicicleta, brincar de massinha, fazer um bolo, fazer brigadeiro, etc. Geralmente após uma atividade dessas, os pequenos deixam os pais ficar um tempo sossegados. Mas sua presença tem que ser total durante esses minutinhos (em geral de 15 a 30 minutos, dependendo da idade).