Escrito por Família Theia e Michele Melão (consultora de sono)

Muitas vezes a criança dorme bem de noite, mas a luta para entrar no sono é grande, especialmente se ela tiver mais de 2 aninhos. Isso acontece geralmente porque ela não quer desligar, parar de brincar, interagir com a família e a hora de dormir é um momento de diminuir a energia e relaxar.

Essa hora muitas vezes é acompanhada de birras, choro, inquietação, sinais claros de sono como olhos vermelhos e bocejos, mas a criança não se entrega. Isso se junta ao cansaço dos pais, que nessa hora não estão dispostos a entrar em uma guerra para que o filho entre no sono.

E por que isso acontece?

1. Seu filho pode estar estimulado demais.

O ideal é que 2 horas antes do sono você já comece a baixar o nível de energia da criança, com brincadeiras calmas, evitando iluminação excessiva e limitando o uso de telas.

2. Seu filho pode estar pouco estimulado.

Se a criança não gasta muita energia, vai sobrar fôlego para lutar contra o sono de madrugada. Certifique-se de que seu filho brincou o suficiente durante o dia para estar preparado para dormir.

3. A rotina do dia precisa de ajuste.

A criança cresce e a necessidade de dormir de dia tende a diminuir. Uma criança que dorme demais durante o dia ou que faz soneca em horários errados pode ter seu relaxamento muito complicado no fim do dia. Para crianças acima de 8 meses, o ideal é que o cochilo do dia não ultrapasse às 17h00.

4. O ritual de sono precisa mudar.

Quando bebê, o ritual de sono geralmente se limita em banho, alimentação e sono. Mas quando a criança cresce, ela pode precisar de mais tempo para relaxar, ou seja, pode precisar de outras coisas dentro do ritual, como uma massagem relaxante e uma história. É importante salientar também que o ritual deve ser repetido e consistente.

5. Cuidado com o uso de telas.

Tenha um controle do tempo que seu filho passa nos aparelhos eletrônicos. A luz azul que é emitida pode diminuir a liberação da melatonina, fazendo com que a criança lute mais para se entregar ao sono.

6. Pouca exposição à luz natural.

É muito importante para regular o ciclo do sono que a criança seja exposta à luz natural durante o dia. Ficar o dia todo apenas com luz artificial pode também aumentar a chance da hora de dormir ser bem difícil.

7. Seu filho não sabe dormir.

Quando uma criança não desenvolve a habilidade de dormir com mais independência, ela pode ter mais resistência para entrar no sono. Não estamos falando de abandonar a criança, mas sim ter boas práticas para que aos poucos ela aprenda habilidades de auto conforto.

Para as crianças que dormem bem (depois de finalmente se renderem ao sono), uma das ferramentas mais poderosas de todas estas dicas é o ritual de sono.

Ele servirá para muitas coisas: mostrar para a criança o que vai acontecer, aumentar o relaxamento e, principalmente, será um momento de interação com os pais ou cuidadores. A hora de dormir é um momento de separação, portanto, um ritual bem gostoso vai ajudar a suprir também a “fome emocional”.

Dar segurança para a criança entrar no sono também é importante. Um objeto de transição é algo que pode ser muito útil. Não precisa ser um objeto específico. Para as crianças maiores, pode haver dentro do ritual de sono um momento onde a criança vai escolher “quem” vai dormir com ela, dentro de 2 ou 3 opções.

Se a criança tem medo, uma luz bem fraquinha pode também ajudar.

Para resumir, pense na rotina diária, no ritual de sono, nas atividades e na forma como você coloca seu filho para adormecer. Dormir é uma habilidade natural, e a hora de iniciar o sono não precisa ser um momento difícil, nem para a criança, nem para os pais.