Escrito por Família Theia
Entenda mais sobre parto normal, quando é indicado, seus benefícios e respostas às suas principais dúvidas
Quando bem assistido, com uma gravidez de baixo risco e sem contraindicações, o parto normal, também conhecido como parto vaginal, é o mais indicado. Ele está associado à melhor recuperação da mãe e a muitos benefícios ao bebê, inclusive no desenvolvimento de menos doenças crônicas na vida adulta (como diabetes e asma).
Apesar de indicado quando há condições de saúde, sempre é importante o respeito às decisões e escolhas da mãe, por isso entender bem sobre parto normal e parto cesárea (link para página de parto cesárea) e poder decidir com base em informações confiáveis e baseadas na ciência é o mais importante!
Vídeo e arte maravilhosa e sensível de @amancaycasataller
Indicações reais de cesárea
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cesariana é recomendada ao invés de parto normal nas seguintes situações, por diminuir a morbi-mortalidade materna e fetal:
- Desproporção céfalo-pélvica intraparto (desproporção observada intraparto entre tamanho da cabeça fetal e da pelve materna)
- Duas ou mais cesáreas anteriores
- Posição fetal não usual (não cefálico – “cabeça para baixo”): sentado ou atravessado
- Placenta prévia: placenta se encontra na frente do bebê e ela não pode nascer antes dele
- Prolapso de cordão umbilical ( situação rara, ocorre em < 1% das gestações, onde após o rompimento da bolsa, o cordão umbilical é expelido para fora do colo do útero, antes do nascimento do bebê)
- Herpes genital com lesão ativa
- Vasa prévia - uma anomalia rara de inserção do funículo umbilical na placenta, na qual há vasos fetais cruzando ou atravessando em proximidade com o orifício do colo uterino. Estes vasos possuem riscos de ruptura quando suas membranas de suporte rompem, causam hemorragia materno-fetal e uma cesárea de emergência é realizada.
Nas situações descritas acima normalmente é indicado parto cesárea