Escrito por Família Theia e Flavia Lie
Por que não devo sair de casa com bebês recém-nascidos?
A saída de casa com bebês recém-nascidos deve ser evitada, pois ele seu sistema imunológico ainda é imaturo e frágil, tornando-o mais suscetível a contrair infecções como gripes, resfriados, bronquiolite, entre outros. Em bebês pequenos estas doenças levam mais tempo para serem curadas e podem ter consequências mais graves se comparadas a uma criança mais velha.
Então quando eu posso passear com meu bebê?
A indicação é que os passeios iniciem a partir do terceiro mês de vida, pois o aleitamento materno e as primeiras vacinas já fornecem anticorpos contra algumas doenças infectocontagiosas. Porém, não há um consenso definido quanto à melhor idade para iniciar os passeios e isso pode ser definido caso a caso. Dessa forma, converse sempre com o médico pediatra para que ele avalie a condição de saúde do seu bebê e oriente com relação aos passeios com seu filho.
Para onde eu posso levá-lo?
Locais abertos, arejados e sem aglomeração de pessoas são os ideias para iniciar os passeios com o bebê. Evite lugares como shoppings, festas, aviões, supermercados e outros locais fechados, pois deixam os bebês mais expostos a contrair infecções.
Perigos durante o passeio
- Temperatura: atente-se sempre à temperatura do ambiente. Em ambientes frios, lembre-se de aquecer a criança com gorro, luva, casaco ou manta tomando sempre o cuidado de não sufocar o bebê. Em ambientes mais quentes, dê preferência para roupas leves e lembre-se de não aplicar protetor até a criança completar 6 meses.
- Exposição a infecções: diminua a chance de infecções evitando lugares aglomerados e não permita que outras pessoas manipulem ou beijem o bebê.
O que levar nos passeios?
Prepare uma bolsa do bebê com:
- fraldas;
- lenço umedecido;
- creme de assadura;
- trocador portátil;
- manta (caso o tempo esfrie);
- uma ou duas mudas de roupa reserva;
- álcool gel.
Saiba mais sobre como transportar seu bebê em segurança no carro.