Escrito por família Theia e Denise Rendtorff

Momento mais VUCA* impossível! Fomos todos surpreendidos pelo Covid-19, e orientados a fazer home office para isolamento físico.  Como manter a produtividade alta e não deixar a peteca cair nesse período tão adverso?

Rotina matinal: faça a MESMA rotina de todas as manhãs. Acorde no mesmo horário, tome banho, troque de roupa (pode ser algo mais casual e confortável), tome o seu café da manhã, leia jornal, ou outra atividade presente na sua rotina matinal. Quando terminar, é hora de se sentar para trabalhar!

Ambiente: crie um ambiente de trabalho apropriado, incluindo mesa com altura adequada, cadeira confortável, silêncio e privacidade, materiais de trabalho ao alcance, água e lanchinhos fáceis à disposição.  Para não perder o foco, evite distrações, como trabalhar com a TV ligada.

Infraestrutura: garanta que você tenha as ferramentas e sistemas necessários para o seu trabalho, como: laptop, carregadores, conexão de boa qualidade, sistemas remotos da sua empresa, acesso a arquivos e e-mails, etc.  Lembre-se das regras de compliance da sua empresa e caso você não tenha os recursos necessários, avise o responsável da sua empresa imediatamente.

Vídeo conferências: adote as ferramentas ideais para reuniões por vídeos. Cuidado com o ambiente que aparece nas imagens. Com fones de ouvidos a postos, verifique o som do seu computador e tenha mais de uma ferramenta disponível e pronta para usar, como Skype, Zoom, Go to Meeting, Facetime, Whatsapp.

Prioridades: defina uma lista de prioridades e prazos para você não perder o foco nos próximos dias.

Rotina: defina um plano de atividades para você e sua equipe, e compartilhe com seus liderados.  Crie uma rotina com horários determinados para os próximos dias, assim você não perde o foco e fica mais fácil gerenciar o seu time à distância.  Respeite as pausas do café e do almoço para se reenergizar e voltar ao trabalho com foco total.

Equilíbrio entre atividades domésticas e familiares: tente intercalar na sua rotina um tempo para realizar as outras atividades que você será demando(a) ao longo dos próximos dias. Muitos estão com os filhos, então intercale períodos em que vocês fiquem juntos e horários em que você se isola para trabalhar.  Crie horários específicos para cuidar dos afazeres domésticos (arrumação, lavar louça, cozinhar).

Comunicação: busque ter contato constante ao longo dos dias com o seu gestor e sua equipe, para garantir um alinhamento entre todos, evitar imprevistos e informações desencontradas.  Pode ser contato por vídeo, telefone, e-mail ou WhatsApp. Mantenha proximidade mesmo à distância.

Aproveite para aprender: como “ganharemos” o tempo do deslocamento ao trabalho, aproveite esse tempo para absorver conteúdo novo.  Pegue aquela lista com artigos, livros e vídeos que você sempre quis devorar, mas não tinha tempo.  Inclua essas atividades na sua nova rotina de coffee break.  Essa ideia vale também para realizar cursos online. Aproveite esse período em casa para fazer aquele curso de curta duração que ainda não conseguiu começar!

Aproveite também para se envolver mais com a família, para curtir os filhos e aproveitar melhor esse equilíbrio. Não é fácil trabalhar com crianças sem babás e avós. Temos conteúdos específicos para ajudar você a lidar com as crianças e passar por essa fase de forma produtiva.

E se tudo não sair exatamente como o planejado, tudo bem também! Leva-se um tempo para conseguir se adequar à nova rotina, e respeite o seu momento!

* VUCA é uma expressão muito utilizada para descrever o momento que o mundo vive hoje: Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous (Volátil, incerto, complexo e ambíguo).