Escrito por Família Theia e Denise Rendtorff (coach de carreira)

Retomar a carreira após um período fora do mercado de trabalho exige planejamento e dedicação. A boa notícia é que o mercado de trabalho está mais aberto e flexível para receber de volta esses profissionais e os paradigmas e preconceitos estão diminuindo! Porém, quanto melhor estruturado você estiver, melhor serão os resultados!

Seguem algumas dicas práticas para te guiar nesse processo:

  • Aproveite esse momento para refletir e ter clareza do que você realmente gosta de fazer e o que quer como carreira.  Esse olhar para dentro é crucial para ter motivação e foco nesse processo de recolocação.
  • Reavalie suas competências e talentos: o que você tem de melhor para oferecer? Como você pode colocar esses talentos em prática?  E o que falta desenvolver para aquela área/carreira que você almeja? Faça uma lista das competências importantes a serem desenvolvidas e encontre formas de desenvolvê-las (ex. Cursos de curta ou longa duração, Cursos online, vivências etc)
  • Atualize seu CV, LinkedIn, Workplace etc. Busque bons exemplos de perfis e use como referência. Veja se algo mudou na forma de se apresentar ao mercado, seja objetivo e ressalte as suas conquistas e os resultados entregues.
  • Faça uma lista dos setores e empresas que te interessam. Pesquise os mercados targets, leia sobre as tendências e novas demandas em termos de perfis profissionais. Identifique contatos que você possa ter em cada uma dessas áreas e empresas.  Para as empresas que você não tem contato, defina uma estratégia de como você pode chegar em alguém do RH (Recursos Humanos) ou área de negócio que te interessa.
  • Faça uma lista de pessoas chaves para você ‘reascender’ no seu networking. Marque um café (ou, se não for possível, como no caso do isolamento social, marque uma vídeo call) com cada uma delas, com o intuito de se reapresentar ao mercado, pedir conselhos e dicas e explorar possibilidades de apresentações a outras pessoas e empresas.
  • Invista tempo conectando-se com pessoas no LinkedIn, aplicando a posições abertas nas mídias sociais e nas páginas de carreira das empresas targets.  É necessário investir tempo na busca por um trabalho... especialistas dizem que o ideal é investir em torno de 4 a 6 horas por dia, considerando a busca ativa e networking.
  • Crie uma história consistente e coerente sobre a sua pausa e o seu retorno.  Esse stroytelling bem estruturado faz toda a diferença! Prepare bem como você vai contar a sua história – quais foram os motivos para a sua pausa, o que você aprendeu nesse período, como aproveitou seu tempo dedicado a outras frentes e porque e como você quer retomar sua carreira.

Se precisar de ajuda para estruturar esse plano, pode sempre contar com nossos Coaches de Carreira!

Seja persistente! Pode demorar mais do que você gostaria ou imagina, mas vai dar tudo certo! Boa sorte!