Escrito por Família Theia e Dra Danielle Domingues (ginecologista e obstetra)

Hábitos de vida saudáveis como atividade física e alimentação balanceada são importantes durante todas as fases da vida. Porém na gestação deve-se ter atenção especial, pois além dos nutrientes necessários para o adequado desenvolvimento do bebê, é preciso evitar alguns alimentos que podem ser prejudiciais.

Recentemente, estudos tem demonstrado que o cuidado com a alimentação já deve estar presente desde o período pré-concepcional, tendo em vista que a formação do embrião e placenta já no início da gravidez necessitam dos aportes de nutrientes adequados. Nesse período inicial, mesmo antes do diagnóstico da gravidez, uma alimentação saudável pode determinar uma melhor evolução da gestação, bem como ter influência na saúde dessa criança ao longo de sua infância e vida adulta.

A influência do peso materno no período antes da gestação já é sabida de longa data. Mulheres que engravidam acima ou abaixo do peso tem mais riscos de complicações na gestação como parto prematuro, diabetes, hipertensão, distúrbios associados ao crescimento do bebê. Porém cada vez mais se fala da influência do aporte nutricional adequado nesse período para que se tenha, além de uma gestação com menos complicações, um melhor desenvolvimento do bebê tanto no período intra-uterino como na infância, após o nascimento.

Pelos motivos acima, cada vez mais é importante que o  cuidado com a dieta se inicie antes de engravidar, seguindo as orientações de seu médico.

Uma dieta ideal deve incluir os principais grupos de alimentos (carboidrato, proteína e gordura) e ser rica em minerais e vitaminas, devendo incluir frutas, vegetais, grãos integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura e fontes de proteínas, como carne, peixe e ovos.

Deve-se dar atenção especial aos alimentos ricos em ferro para prevenir anemia, como feijão, carne vermelha e vegetais verde escuros. Além dos laticínios pasteurizados que são fonte de cálcio, sendo recomendado pelo menos quatro porções todos os dias. Se você não ingerir a quantidade recomendada ou não comer laticínios, precisará obter cálcio de outras fontes, podendo ser necessário suplementação de cálcio durante a gestação.

Caso você seja vegetariana ou vegana, é importante avaliar a necessidade de suplementação vitamínica e de acompanhamento com nutricionista.

Para todas as pacientes, independente da alimentação, é recomendada a suplementação de ácido fólico no período pré-concepcional. O uso de outras vitaminas e suplementos deve ser sempre guiado pelas necessidades de cada paciente de acordo com sua alimentação. O excesso de algumas vitaminas também pode ser prejudicial, por isso é necessário sempre a avaliação conjunta do médico nessa fase.

Desde antes de engravidar, já é preciso ter cuidado com a higienização e preparo dos alimentos a fim de evitar contaminação por germes que podem causar infecções e prejudicar mãe e bebê. Portanto é recomendado sempre lavar as mãos com água e sabão antes de manipular alimentos; lavar bem frutas e verduras.

Seguindo as recomendações certas é possível ter uma gestação tranquila com adequado desenvolvimento do bebê, ganho de peso adequado e prevenção de infecções.