Escrito por Família Theia e Graziela Verdade (consultora de amamentação)

A expressão "confusão de bicos" é usada para explicar a dificuldade que o bebê passa a ter com o aleitamento materno por conta do uso de bicos artificiais como chupeta, mamadeira ou protetor de mamilo.

Se não for identificada e contornada no tempo certo, essa situação pode até mesmo levar ao desmame precoce.

É por isso que os pais devem ficar muito atentos ao menor sinal de que uma confusão está se estabelecendo. O ponto de atenção aqui é que não há um momento específico para isso acontecer.

Quer dizer, embora seja muito comum no primeiro mês de vida – quando a amamentação ainda não está estabelecida –, o problema também pode atingir bebês maiores.

Também é importante saber que algumas crianças não chegam a apresentar tal dificuldade, porém não é possível identificar quem tem maior risco de desencadeá-la. Daí a necessidade de redobrar a atenção.

Diferenças que confundem o bebê

A confusão de bicos acontece porque mamar no seio materno é bem diferente de ser submetido à bicos artificiais.

E não se trata apenas da musculatura trabalhada, mas também do posicionamento de algumas estruturas como a mandíbula, língua e lábios.

O mamilo da mãe também apresenta diferenças significativas em relação ao bico artificial quanto ao formato, cheiro, textura, consistência e elasticidade.

Os sinais de alerta

Quando está confuso com o jeito certo de mamar, o bebê pode passar a:

- Recusar o seio materno;

- Ter dificuldade em manter a pega;

- Apresentar uma abertura de boca restrita;

- Mamar tranquilo apenas quando está com soninho;

- Morder o seio com frequência;

- Preferir a mamadeira ao seio por causa do fluxo de leite aumentado e constante;

- Chorar ao final das mamadas, “solicitando” a chupeta para dormir.

A mãe também poderá desconfiar de uma confusão de bicos quando:

-  Percebe a diminuição da sua produção de leite;

-  A mamada é dolorida e os mamilos ficam sensíveis ou machucados depois do bebê se alimentar, resultado de uma pega incorreta.

É muito importante reforçar que o uso de bicos artificiais interfere no estabelecimento da amamentação e também no bom desenvolvimento do sistema motor oral. Isso pode levar a alterações na fala, mastigação, deglutição e respiração.

Por outro lado, sabemos muito bem o quanto o uso da chupeta pode ser um verdadeiro porto seguro para muitos bebês e pais. Sem contar que a rotina corrida de muitas famílias acaba tornando necessário o uso de mamadeiras.

É por isso que, neste assunto, nossa recomendação é sempre avaliar os prós e contras em todos os aspectos para você escolher o que combina melhor com a sua família. E lembre-se, é sempre muito importante investir no estabelecimento do aleitamento materno antes de pensar na possibilidade de introdução de chupeta e/ou mamadeira.