Escrito por Família Theia e Sumaia Thomas (Coach de Carreira)



Neste momento de isolamento social, em que a nossa inteligência emocional está sendo colocada à prova, é preciso acolher a necessidade das pessoas, dar apoio e direcionamento. Vale ressaltar aqui que não é fazer o esperado, mas sim ouvir atentamente o que cada profissional precisa para realizar a demanda, alinhar com sua expectativa e com as necessidades da empresa.

Montamos o roteiro abaixo para ajudar nesse processo:

1. Alinhe expectativas

Sim, de bate pronto essa é a primeira dica chave. Entretanto existe uma ordem mais efetiva para alinhar expectativas: Primeiro pergunte qual é a expectativa do seu liderado(a) para então alinhar com aquilo que você espera dele naquele contato.

Muitas vezes as conversas de alinhamento não seguem essa ordem. Gestores contam o que pensam fazer, solicitam o que é necessário para a empresa, estabelecem metas e agendam uma próxima reunião de andamento, já com data e hora.

Na rotina de trabalho em casa, muitos relatam estarem sobrecarregados e não conseguirem estabelecer limites, como por exemplo: “Meu gestor me liga e tenho que responder imediatamente à sua demanda independentemente do que estou fazendo. Se estivéssemos no escritório, ele veria minha indisponibilidade, dado que estamos no mesmo andar".

Estejam atentos para o momento do contato. Certifique-se que a pessoa pode falar no horário ou se houve alguma mudança inesperada. Será que é melhor ligar ou enviar uma mensagem? O que funciona melhor para ambos em termos de horário considerando a rotina e características familiares de cada um? Se o líder não perguntar, o liderado pode não se sentir confortável de dizer, por exemplo, que o filho está irritado e está com dificuldade de acalmá-lo, ou que alguma iniciativa da escola para entretê-lo está demandando mais atenção do que imaginava. É preciso deixar o profissional à vontade para compartilhar o que saiu do planejado em casa e que impactará no combinado entre vocês.

2. Faça combinados ou recombinados!

A segunda dica é: faça combinados que funcionem para ambas as partes, e aprenda a recombinar algo que era costumeiro na empresa. Com certeza isso será mais fácil no um a um, mas quando for uma reunião de equipe será necessário encontrar o melhor horário para que todos estejam focados e sejam mais produtivos.

Vale perguntar o que pode ser combinado nesta situação atípica que estamos vivendo ou que esforço pode ser esperado considerando os novos contextos de trabalho e a particularidade de cada profissional.

Na prática observamos literalmente que o profissional não deixa de ser o pai, mãe, filho, genro, nora, e etc quando entra e bate o ponto para trabalhar numa empresa. Somos todos seres humanos que trabalham com todos os seus respectivos papéis.

3. Fique de olho no que parece óbvio

Frequentemente líderes caem na armadilha de não comunicar algo ao time porque parece óbvio para si, principalmente quando se convive com a equipe há bastante tempo.

Lembre-se que o que estamos vivendo não tem precedentes, e que ninguém estava acostumado a trabalhar de casa com todo mundo em casa. A rede de apoio dos pais também está em casa de quarentena e, mais do que nunca, o liderado está à frente de tudo (tanto do que  é responsável no trabalho como o que acontece em casa, com a família e com os filhos).

Muitos pais  tiveram que assumir a função de educadores interinamente. As escolas criaram ações e programas em plataformas online para que as crianças sigam o currículo escolar de forma a minimizar os impactos na volta à escola. Entretanto isso consome mais atenção e dedicação dos pais que têm pouca experiência nessa tarefa - a parte positiva de toda essa história é que esse é o primeiro estágio do aprendizado em liderança: o de dar mais apoio e direcionamento.

Na próxima vez que interagir com a sua equipe, lembre-se de:

- Dividir com o time como você está no momento do contato;

- Demonstrar como está lidando com a situação atual - sem a obrigação de estar 100% quando não estiver (afinal mostrar vulnerabilidade constrói confiança) e

- Compartilhar o propósito do contato como foi pré-acordado.

Temos certeza que estas dicas trarão mais leveza, satisfação e produtividade para o trabalho remoto!