Escrito por Família Theia e Educadora Parental Sandra Quero

Crianças precisam de rotina, por mais que tudo tenha mudado. E não importa a idade! Rotina traz segurança e reduz a ansiedade. Para isso pensamos em coisas práticas para você já colocar em ação:

1 - Crie um quadro de atividades. Crianças são visuais e enxergar como será o dia traz previsibilidade. Pegue uma lousa branca, e coloque lá todas as regras e combinados.

2 - Inicie com as rotinas básicas de alimentação, sono e banho. Marque os horários e faça desenhos que simbolizam.

3 - Inclua nos intervalos atividades que as crianças gostem, desde atividades mais guiadas até brincadeiras mais livres. Dependendo da idade, você pode colocar a criança para pensar junto. Inclusive elas gostam de se sentir parte das decisões!

4 - Divida as tarefas da casa também (quem põe a mesa, quem lava a louça, etc.). Todas as idades, desde os mais pequenininhos, já conseguem de alguma forma participar! E estudos mostram que participar das tarefas da casa ajuda na formação como profissional no futuro ;).

5 - Estabeleça cuidados de higiene básicos (como e quando lavar as mãos, como usar o elevador sem encostar nos botões com as mãos, como agir nas áreas comuns). Traremos mais detalhes desse tópico em particular em outros textos!

Ao trazer a criança para a elaboração do quadro, ela se sente parte. E qualquer idade já é idade para ser responsável por tarefas. Você vai se surpreender como seus filhos acharão incrível contribuir com a rotina da casa!

Grandes desafios para as próximas semanas. Juntos, podemos aprender ao lado de nossos filhos, que por pior que possa parecer o cenário, o segredo está em transformar os desafios em soluções. A bagunça, em organização. Tragam seus filhos para discutir o que cada um pode fazer em casa para ajudar. Para construir. Para criar algo novo frente a este cenário atual.