Texto de referência: "Helpful hints for empowering vs. enabling" do manual "Teaching Parenting the Positive Discipline Way" desenvolvido por Lynn Lott e Jane Nelsen.


Percebemos bem como a maioria de nós consegue oferecer boas reações capacitadoras aos filhos, mas como não somos hábeis para produzir reações que produzam empoderamento.

Nossa definição de capacitar é: "Interferir nas experiências de vida dos jovens minimiza as consequências de suas escolhas". Reações capacitadoras incluem:

1. Fazer TUDO por eles

Fazer coisas para as crianças que elas mesmas poderiam fazer para si mesmas (socorrendo elas depois de gritar com elas). "Não acredito que você procrastinou novamente. No que você se tornará? Tudo bem, dessa vez eu faço, mas na próxima você terá que sofrer as consequências".

2. Dar demais para eles

Comprar tudo que eles querem: celular, carro, seguro do carro, roupas caras demais para o quanto você pode gastar, CDs, comida que não é saudável. "Querido, eu pensei que você faria sua lição de casa depois de ter te dado sua mesada".

3. Subornar e/ou recompensar

"Você pode ter um CD novo, mesada, celular, se você fizer sua lição de casa".

4. Superproteger

O que vestir, quando usar casacos para não sentir frio (como se fossem burros demais para saber ou aprender por conta própria), escolher seus amigos, extremo medo do perigo. "Querida, se apresse e faça o máximo que puder agora enquanto eu escolho suas roupas e aqueço o carro para que você não fique com frio quando eu te levar para a escola."

5. Estar sempre presente

Lavar a roupa deles, acordá-los de manhã, fazer seu almoço, levá-los a lugares onde poderiam ir andando ou de bicicleta, dispensá-los de ajudar a família porque têm dever de casa. "Eu simplesmente não entendo. Liberei você das tarefas, te acordei cedo, te levei pra todos os lugares para que tivesse mais tempo, fiz os teus almoços. O que acontece?"

6. Mentir por eles

Dar desculpas ao professor, quando na verdade faltaram na aula por não terem acordado. "Tudo bem, vou escrever ao professor dizendo que você estava doente essa manhã, mas depois você precisa se assegurar de ir atrás do que perdeu para acompanhar as aulas."

7. Castigar/controlar

Colocar de castigo, tirar privilégios, criar tarefas para eles. "Então você está de castigo e perderá todos os seu benefícios, sem carro, sem TV, sem amigos, até que você complete essa tarefa".

8. Quando e como dar bronca

Dizer a eles o que aconteceu, qual foi a causa, como eles deveriam se sentir e o que deveriam fazer a respeito. "Bem, não é de se admirar. Eu vi você desperdiçando seu tempo com seus amigos e dormindo demais. Você deveria se sentir envergonhado. É melhor você entrar nos eixos ou vai ter que cair fora e morar nas ruas como um mendigo".

9. Dizer como, o que e por que eles não aprendem

"Quantas vezes eu disse para você fazer sua lição de casa mais cedo?"; "Por que você não pode ser mais como seu irmão?"; "Por que você não pode ser mais responsável?"; "O que você se tornará?".

10. Culpar e envergonhar

"Como você pôde fazer uma coisa dessas?"; "Como é que você sempre esquece e nunca faz sua lição de casa?"; "Eu não acredito que você é tão preguiçoso".

11. Viver em negação

"Meu filho nunca poderia fazer uma coisa dessas." Ficar alienado dos costumes culturais relacionados a sexo e drogas. Acreditar que as coisas são perigosas sem educar você mesmo. "Bem, querida, tenho certeza de que você realmente não precisa fazer a lição de casa. É uma coisa boba que os professores cobram. Você é inteligente o suficiente para se sair bem sem isso."

12. Livrar seus filhos de algo ou consertar para eles

Comprar coisas novas para substituir o que uma criança perdeu, contratar advogados, ficar acordado até tarde para ajudar (ou fazer) a lição de casa na última hora. "Vou me apressar e fazer isso por você enquanto você se veste e come seu café da manhã. Tenho certeza de que você fará sua lição de casa amanhã."

Nossa definição de empoderamento é entregar o controle aos seus filhos, para que eles tenham poder sobre suas próprias vidas. As sugestões a seguir são possibilidades que podem ser usadas em resposta ao desafio da lição de casa que sempre é negligenciada:

1. Mostre confiança

"Confio em você. Confio que você vai descobrir o que você precisa. Eu sei que quando é importante para você, você saberá o que fazer."

2. Respeite a privacidade

"Eu respeito a sua privacidade e gostaria que você soubesse que estou disponível se quiser conversar comigo".

3. Expresse seus limites

Compartilhe o que pensa, como se sente e o que deseja sem dar sermões, moralizar, insistir em chegar num acordo ou exigir que alguém lhe dê o que deseja. “Não vou à escola para te salvar. Quando a professora ligar, te entregarei o telefone ou direi a ela que precisará discutir o assunto com você." É essencial uma atitude respeitosa e um tom de voz adequado.

4. Escute sem consertar, reduzir ou julgar

"Eu gostaria de entender o que isso significa para você"

5. Controle seu próprio comportamento

"Estou disposto a levá-lo à biblioteca quando chegarmos a um acordo com antecedência de um horário conveniente, mas não estou disposto a me envolver no último minuto.”; “Se você precisar da minha ajuda com sua lição de casa, me avise com antecedência".

6. Decida o que você fará com dignidade e respeito

"Estou disponível para ajudar na lição de casa entre 7:00 e 8:00 às terças e quintas-feiras. Não estarei disponível para te ajudar na última hora. Se você quiser, posso ensinar habilidades de gerenciamento de tempo ou mostrar como organizar uma rotina."

7. Seja amável e firme

“Eu posso ver que você está estressado por esperar até o último minuto. Tenho certeza que você descobrirá. Estarei disponível às terças e quintas-feiras das 7:00 às 20:00."

8. Abandone o problema deles sem abandonar seus filhos

"Espero que você vá para a faculdade, mas não tenho certeza de que seja importante para você. Fico feliz em falar sobre seus pensamentos ou planos sobre a faculdade a qualquer momento."

9. Faça acordos não regras

"Podemos nos sentar e trabalhar em um plano referente à lição de casa com o qual possamos conviver? Vamos colocar isso na agenda da reunião de família para que possamos trabalhar em um acordo."

10. Ame e encoraje

"Eu te amo do jeito que você é e respeito a sua decisão sobre o que é melhor para você".

11. Peça ajuda

"Eu preciso da sua ajuda. Pode me explicar porque a lição de casa não é importante para você?"

12. Compartilhe seus sentimentos

Compartilhe a verdade usando o processo "Eu sinto que .... porque... e eu gostaria que..." sem esperar que ninguém mais sinta o que você sente ou conceda seu desejo. Este é um ótimo modelo para as crianças reconhecerem seus sentimentos e desejos sem manter expectativas. ʺSinto-me chateado quando você não faz sua lição de casa porque eu valorizo muito a educação e acho que isso poderia ser muito benéfico para você em sua vida e eu realmente gostaria que você fizesse.”

13. Resolva o problema em conjunto

"Como você enxerga o que está acontecendo em relação à sua lição de casa? Você gostaria de ouvir minhas preocupações? Poderíamos discutir juntos algumas soluções possíveis?"

14. Mantenha uma conversa respeitosa

"Estou me sentindo muito chateado por falar sobre isso agora. Vamos discutir isso na reunião familiar para que a gente consiga conversar quando eu estiver mais calmo."

15. Informar vs mandar

"Notei que você passa muito tempo assistindo televisão e falando ao telefone durante o tempo reservado para a lição de casa.ʺ. ʺEu noto que você costuma deixar sua lição de casa até o último minuto e depois se sente desanimado em fazê-la."

16. Incentive a aprender com os erros

“Percebo que você se sente mal por ter essa nota baixa. Acredito em você para aprender com isso e descobrir o que você precisa fazer para obter a nota que você gostaria."

Ao examinar a lista de respostas capacitadoras e a lista de respostas empoderadoras, você pode ver como seria fácil interpretar com base em sua própria experiência com todos os comportamentos ensinados? Por outro lado, você sente falta de experiência e habilidades nas respostas empoderadoras?

COMENTÁRIOS: Essas declarações e ações empoderadoras podem não parecer tão poderosas para os pais que estão acostumados com os resultados a curto prazo de controlar, salvar ou abandonar os filhos. A parte difícil para os pais é que a transferência de poder para os filhos geralmente leva a erros e fracassos. Somente quando entendermos que aprender com os erros e as falhas é uma parte importante de um processo de vida bem-sucedido também entenderemos a importância de usar essas declarações e ações empoderadoras.

Disponível em: <https://www.positivediscipline.com/sites/default/files/empowering_vs_enabling.pdf>. Acesso em: 27 de jun. de 2020.