Escrito por Família Theia e Bete P. Rodrigues (educadora parental)

A Disciplina Positiva é uma mudança de paradigma: uma abordagem socioemocional desenvolvida a partir do trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e que ajuda mães, pais e educadores a desenvolver habilidades de vidas nas crianças e adolescentes e a compreender e lidar com seus comportamentos desafiadores.

O que ensina a Disciplina Positiva?

A Disciplina Positiva é um programa desenvolvido para ensinar jovens a se tornarem membros responsáveis, respeitosos e contribuintes de suas comunidades, e ensina importantes habilidades sociais e de vida de uma maneira profundamente respeitosa e encorajadora para crianças e adultos (incluindo aí pais, professores, assistentes sociais, entre outros)."

As crianças são “programadas” desde o nascimento para se conectarem com outras pessoas. Quem sente um senso de conexão com sua comunidade, família e escola têm menor probabilidade de se comportar mal. Para ter sucesso, contribuindo com membros de sua comunidade, as crianças devem aprender as habilidades sociais e de vida necessárias.

Quais as vantagens de uma Disciplina efetiva?

A educação de uma criança pode ser desafiadora e a Disciplina Positiva:

1. Ajuda as crianças a sentirem um senso de conexão.

A criança cria o senso de pertencimento e encontra significado nas suas atividades e relações.

2. É respeitosa e encorajadora.

A comunicação com a criança pode ser gentil e firme ao mesmo tempo. A imposição de limites não precisa necessariamente ser através do abuso da autoridade dos criadores.

3. É eficaz no longo prazo.

A abordagem considera o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre si mesma e seu mundo. Assim a criança já vai desenvolvendo a habilidade de pensar sobre o futuro, para sobreviver ou prosperar.

4. Ensina importantes habilidades sociais e da vida.

A criança desenvolve o respeito, preocupação com os outros, resolução de problemas, cooperação, bem como as habilidades para contribuir com o lar, a escola ou a comunidade em geral.

5. Convida as crianças a descobrirem como elas são capazes.

A criança é incentivada a usar o poder e a autonomia de forma construtiva.

Em quais momentos devo usar a Disciplina Positiva e como aplicá-la?

Os conceitos da Disciplina Positiva podem ser aplicados no dia a dia, em todos os momentos. Desde ajudar a criança a escolher uma roupa, a escolher o que vai comer até em momentos de estresse e como lidar com birras.

Essa abordagem reconhece as necessidades da criança e auxilia os pais a desenvolverem habilidades importantes nos filhos, ao mesmo tempo em que promove, com gentileza e firmeza, a autonomia e o autocontrole.  

Para mais detalhes, acompanhem nossos posts de Educação Parental e Comportamento, em que apresentamos algumas técnicas para cada tipo de situação.