Escrito por Família Theia e Karen Marchesan

Quem nunca recebeu um conselho da amiga, da mãe, da avó ou da sogra de como preparar a mama para a amamentação? No passado algumas técnicas eram amplamente difundidas e para a sua surpresa nenhuma delas é recomendada. Calma que eu vou explicar!

O seu corpo se prepara progressivamente durante a gravidez para o parto e amamentação. As mamas aumentam de volume, as células que produzirão o leite estão sendo preparadas para o processo, a irrigação de sangue aumenta e é perceptível o aumento do número de vasos sanguíneos no local. A aréola fica mais escurecida, porque os hormônios já estão deixando a região mais resistente.

Vamos conversar sobre algumas técnicas que eram orientadas e porque elas não devem ser realizadas!

Manobras para alongar e fortalecer os mamilos na gestação como esticar os mamilos com os dedos ou esfregá-los com buchas ou toalhas ásperas não são recomendadas, além de poderem causar uma lesão elas podem estimular a liberação de ocitocina e levar à um trabalho de parto prematuro.

O uso de conchas ou sutiãs especiais com furos no meio para preparar os mamilos planos também não são indicados. As conchas fazem compressão nos ductos mamários, causam edema local, podendo levar a uma mastite e assim que retirados os mamilos voltam ao formato anterior. A maioria dos mamilos planos ou curtos apresentam melhora com o avanço da gestação e após o início das sucções do bebê.

Os mamilos ganham elasticidade durante a gestação, assim o grau de inversão dos mamilos tende a diminuir em gravidezes subsequentes. Além disso, a intervenção logo após o nascimento do bebê é mais importante e efetiva do que no período pré-natal.

O banho de sol também não é necessário, a intenção dessa recomendação é aumentar a quantidade de melanina na aréola, mas esse processo já ocorre naturalmente sem que seja realizada nenhuma intervenção. O excesso de banho de sol ou a exposição em horários inapropriados podem causar queimaduras locais.

O uso da lanolina, pomada indicada para auxílio da cicatrização dos mamilos, não é indicada no período antes do nascimento. Mas, após o início da amamentação podem ocorrer fissuras mamilares, e, nesse caso, a pomada pode ser utilizada. Já foi provado em alguns estudos que o meio úmido favorece a cicatrização, além disso, a pomada traz uma sensação de conforto. Mas atenção, utilize em pequena quantidade e apenas no local lesionado, caso contrário, o bebê acaba perdendo a pega correta por escorregar o lábio na aréola.

Não utilize hidratantes ou óleos na região da aréola e mamilos, tanto na gestação quanto no puerpério. A hidratação excessiva deixa a região mais friável e mais propensa às fissuras.

Agora que já expliquei o motivo de não realizar nenhum preparo nas mamas vamos à algumas dicas valiosas!

  • Compre sutiãs de boa sustentação, as mamas vão aumentar de tamanho durante a gestação e mais ainda após a descida do leite, por isso ter um sutiã de tamanho adequado é fundamental para que a mama esteja adequadamente sustentada e assim evitando que os ductos obstruam. Você vai usar bastante, tenha pelo menos dois na maternidade.
  • Almofada de amamentação será uma grande companheira, ela ajuda a manter o posicionamento do bebê durante a mamada e esse é um grande passo para o sucesso da amamentação. Ah, não esqueça de levá-la para a maternidade, ela não está na maioria das listas!

Se você precisar de ajuda, a Theia está aqui para ser sua rede de apoio, além de atendimento no nosso chat com o Time de Cuidados, temos as nossas consultoras em amamentação que poderão auxiliá-la nesse momento cheio de desafios!