Escrito por Família Theia e Dr. Julio Caio Côrte Leal Filho
Você sabia que quando o bebê nasce a sua visão não está totalmente desenvolvida? E que é no segundo mês que ele começa a reconhecer rostos e vozes?
Bebês aprendem explorando o mundo e estão atentos a tudo que acontece ao seu redor. Brinquedos com cores, cheiros, formas, sons e texturas diferentes desde o nascimento são bons aliados dos pais para estimular o desenvolvimento dos cinco sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar), e existem formas que os adultos podem ajudar no estímulo das crianças.
Nessa idade a maioria dos bebês já apontam o que querem e alguns já andam ou falam poucas palavras. Lembrem-se que quanto mais estímulos mais rápido seu bebê vai adquirir algumas habilidades, porém respeite o tempo de cada criança.
Quer saber o que esperar e como estimular seu bebê de 1 ano ou mais de vida? Vem com a gente :)!
- A partir de 1 ano começar rabiscos (giz de cera pode ser muito legal, sempre sob supervisão).
- Manter estímulos de marcha e fala.
- Abusar do uso de brinquedos de encaixe e brinquedos para empilhar.
- Tentar organizar a rotina de estímulos, orientar todo mundo envolvido no processo (até babás, avós e outros cuidadores esporádicos).
- Evitar ao máximo telas de TV, ipad, iphone. Hiperexcitam, pioram sono, aumentam risco de obesidade, sedentarismo, déficit de atenção no futuro!!!