Escrito por Família Theia e Dra Danielle Domingues (ginecologista e obstetra)
Leite e seus derivados, como o queijo, são uma das principais fontes de cálcio na nossa alimentação, que é fundamental para diversas funções do organismo, principalmente para formação e manutenção dos ossos. Na gestação é importante o consumo adequado deste mineral para o adequado desenvolvimento do bebê e da gravidez. Contudo, é preciso ter cuidado no consumo de alguns desses alimentos, pois podem trazer risco para a mãe e seu bebê.
Alguns tipos de queijo podem conter uma bactéria chamada Listeria monocytogenes. Normalmente essa bactéria causa sintomas leves, porém grávidas tem 10 vezes maior chance de desenvolver uma doença grave chamada listeriose, que está associada a um risco maior de aborto, parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e até morte fetal e neonatal.
A Listeria pode estar presente em alimentos crus, peixes defumados e queijos feitos com leite não-pasteurizado, como os queijos branco, fresco, feta, brie, camembert, roquefort e gorgonzola. Por isso deve-se sempre verificar se na embalagem consta como produto pasteurizado e aprovado pelos órgãos de fiscalização sanitária. Em caso de dúvida, recomenda-se evitar seu consumo.
Além de escolher os alimentos e os tipos adequados de queijo durante a gestação, alguns cuidados extras podem ser tomados em relação ao seu armazenamento, como manter a temperatura do refrigerador a 4°C e do congelador a -18°C, consumir os alimentos o quanto antes e sempre respeitar o prazo de validade da embalagem. Não esqueçam de também limpar o refrigerador regularmente para evitar a proliferação de bactérias como a Listeria.
Escolher os alimentos certos, tomar os devidos cuidados no seu armazenamento e preparo são ações fundamentais para uma alimentação saudável e para a prevenção de infecções durante a gestação.