Escrito por família Theia e Dr. Julio Caio Côrte Leal Filho



O desfralde é um momento muito importante tanto para os pais quanto para as crianças e costuma estar cercado de técnicas erradas e frustração. Como cada família e criança tem sua própria dinâmica, ao invés de dizer para você o que fazer, vamos dizer o que não fazer.


1 - Pressionar a criança. O tempo de cada criança é diferente, e é importante respeitar isso. Levar a criança no banheiro preventivamente de hora em hora ou tentar ensinar o lugar certo antes da hora além de frustrante pode ter o efeito contrário. Outro erro é manter a criança no banheiro por muito tempo.


2 - Não levar o contexto em consideração. Nem sempre é uma boa hora para começar o desfralde. Um irmãozinho chegando, uma mudança de escolinha, qualquer coisa que altere a rotina da criança vai complicar o desfralde.


3 - Tentar muito cedo. Crianças muito pequenas não estão prontas para essa novidade, é difícil segurar a ansiedade, mas é sempre melhor para o bebê.


4 - Brigar no caso dos escapes. Eles vão acontecer e a criança não vai aprender mais rápido se for punida nessas horas. Ela pode até ficar mais frustrada e demorar mais para entender o que está sendo pedido.

5 - Ouvir muitos palpites. Ter um filho é lidar com palpites em todos os momentos, dos familiares mais velhos, dos conhecidos. Mas é importante filtrar um pouco. Primeiro porque você conhece seu bebê melhor que ninguém, depois
porque muitas técnicas já estão ultrapassadas.