Escrito por Família Theia e Graziela Verdade (consultora de amamentação)

A mastite é uma inflamação de uma ou mais regiões da mama que pode ou não virar uma infecção bacteriana. Geralmente ocorre nas primeiras semanas do pós-parto mas pode aparecer em qualquer fase.

Alguns fatores podem facilitar o seu aparecimento:

  • Traumas mamilares (machucados no mamilo);
  • Ductos obstruídos;
  • Mãe de gemelares;
  • Redução de mama;
  • Mãe que tem uma alta produção de leite;
  • Quando a mãe diminui a frequência das mamadas (volta ao trabalho,por exemplo).

Machucados no mamilo podem ser sinal de pega incorreta, saiba mais sobre como fazer uma pega melhor.

Não são todas as mastites que são infecciosas e que precisam ser tratadas com antibióticos. Esse diagnóstico só o médico pode dar e é ele que vai avaliar e prescrever o medicamento adequado para cada caso.

Quais são os sintomas?

Podemos desconfiar de uma mastite quando a mãe sente bastante dor e vermelhidão na região da mama, fica com aquela sensação de cansaço, além de ter dor no corpo e possivelmente febre.

Os sintomas duram por volta de 2 a 5 dias.

Como é feito o tratamento?

Além das medicações prescritas pelo médico, é muito importante manter a amamentação. Não tem perigo nenhum para o seu bebê. Se o médico prescrever algum remédio, vai ser compatível com a amamentação. Esse leite que está lá na mama parado, precisa sair... caso contrário pode virar um abcesso, acúmulo de pus.

Durante a mastite a quantidade de sódio aumenta, o leite pode ficar um pouco salgado e alguns bebês podem estranhar... mas o gosto vai voltando ao normal. Caso você não consiga amamentar nesse momento, é importante fazer a ordenha várias vezes ao dia pra drenar o leite.

Saiba mais sobre candidíase mámaria, outro quadro que pode aparecer na amamentação.