Escrito por Família Theia e Suzana Quintiliano

É muito comum os pais se queixarem de que a criança vomita após administração de medicamentos, sejam eles antibiótico, analgésico ou antitérmico. Essa situação causa muita preocupação nos pais e os principais questionamentos são:

  • Deu tempo de o remédio fazer efeito?
  • Devo ou não repetir a dose do medicamento?

Geralmente as crianças não gostam de tomar remédio, e algumas vomitam só em provar o medicamento.

Deve-se levar em consideração alguns fatores, como: tipo de medicamento, tempo de tratamento e doença que está sendo tratada. Portanto, a opinião do médico que prescreveu o remédio é importante, e caso seja possível, é recomendado entrar em contato com ele. Mas o fator mais importante a se considerar é o intervalo de tempo entre a administração do medicamento e o vômito.

Não existe um consenso absoluto sobre o tempo da administração e do vômito, nem mesmo estudos que comprovem o tempo de absorção de cada medicação, porém nossa recomendação é que se a criança vomitar em até 20 minutos após a administração do medicamento ou caso o comprimido esteja visível no vômito, pode-se repetir a dose. Se o vômito ocorrer após este intervalo de tempo, não é necessário repetir a dose.

Porém, em casos em que a criança já está apresentando náuseas e vômitos previamente ou se vomitou repetidas vezes após administração do medicamento, deve-se avaliar a necessidade de encaminhá-la a um Pronto Socorro e administrar medicamentos por via endovenosa ou intramuscular.

O ideal é não forçar a criança a tomar o remédio, para que não associe a uma experiência ruim. É importante tentar conversar e explicar a importância do tratamento. Porém, se mesmo assim a criança não aceitar ser medicada, é necessário utilizar estratégias para administrar o medicamento.  

Dicas para facilitar a administração de medicamentos orais em crianças:

  • Manter a criança em pé ou sentada durante administração. Em bebês sugerimos manter em um ângulo de 45 graus.
  • Se o bebê usar chupeta, colocar na sua boca logo após dar remédio.
  • Administrar o remédio antes das refeições.
  • Utilizar uma seringa e administrar o medicamento no canto da boca (na lateral da cavidade oral).
  • Misturar o medicamento com iogurtes, papinhas de frutas ou sucos (consultar pediatra antes).
  • Ofereça água ou suco (se já liberado para a idade) em pouca quantidade após a administração do medicamento.
  • Alguns medicamentos têm apresentação como supositório, podendo ser uma opção para crianças que vomitam com facilidade.