Escrito por Família Theia e Manuela Calumby (coach de carreira)

Recentemente, escrevemos sobre os cuidados com a carreira e a importância de planejarmos e estarmos atentos a ela constantemente. Da mesma forma, toda mudança de carreira também requer boas doses de reflexão, planejamento, foco e ação.

Listamos algumas dicas para ajudar nesse processo de reflexão:

  1. Tenha clareza do seu momento atual e do que realmente quer

Quando somos acometidos pela necessidade de mudar a nossa carreira, um passo importante e que sempre falamos em processos de coaching, é termos clareza. Clareza do nosso momento atual e do que queremos. E termos clareza de mais alguns aspectos importantes: o que nos move e quais os nossos valores, propósito, pontos fortes, motivações e modelos mentais. A ideia com isso é ter mais propriedade para perceber se os pensamentos e vontades de mudança de carreira são reais e factíveis ou, estamos apenas incomodados com algumas situações, problemas ou pessoas do nosso trabalho. Às vezes, ao esclarecermos esses pontos, percebemos que buscamos apenas um pequeno ajuste de atividades, mudança de liderança ou área, que ao serem feitas, já nos levam para o trilho que gostaríamos.

Além disso, quando pensamos no que queremos e construirmos uma visão da nossa carreira, o que é esse lugar e como nos vemos nele, criamos uma ideia do quanto estamos alinhados, perto, longe e o que e o quanto falta para atingir esse objetivo. Quando se tem essa compreensão, podemos dar foco no que é necessário e realmente faz sentido para o processo de mudança de carreira.

2. Estruture um plano de ação

Se, após essa reflexão, o caminho é realmente o de uma mudança de carreira, precisamos dedicar tempo para estruturar um plano de ação. Esse plano de ação é a consolidação das estratégias, metas e submetas para atingir o objetivo. O quanto mais específico for, mais ajuda a direcionar as ações e prioridades, como também, identificar distrações ou limitações.

Nesse plano é importante estabelecer prazos, eles nos dão norte e nos mantém alertas para o que está para acontecer. Por exemplo, uma das estratégias do plano pode ser fazer uma avaliação financeira. E especificar a sua disponibilidade de recursos para se manter caso tenha que parar o trabalho atual, ou até que a mudança de carreira consiga te sustentar, e por quanto tempo. E ainda, o quanto será necessário usar, caso precise de um aprimoramento profissional ou para investir em novos negócios, e ainda manter os seus compromissos atuais. Esse processo de preparação e estruturação, certamente vai alimentar ainda mais o seu esforço e motivação.

3. Estabeleça relacionamentos

Conhecer pessoas novas, resgatar relacionamentos e incrementar outros é essencial. As pessoas serão importantes para orientar e ensinar sobre uma nova carreira, como também, desmistificar assuntos que você ainda não conhece. E essa também pode ser uma estratégia do plano de ação e como submetas você pode definir uma agenda para encontros (remotos ou presenciais quando possível), lives, workshops, que possam ampliar as oportunidades para a mudança e que contribuam positivamente nessa jornada. Porém, como mostrado no artigo de gestão de carreira, relacionamentos são parte importante de qualquer etapa ou fase da nossa trajetória profissional.

4. Reconheça e comemore suas realizações

Outro ponto relevante, e que fazemos no coaching, é trabalhar com reconhecimento. Então, comemore os passos que você conquistar e as realizações intermediárias. O sucesso não está só na realização do objetivo, mas em todo o esforço e investimento que se faz para chegar nele. Essa também é uma boa estratégia para manter a motivação, quando algumas coisas não saem exatamente como planejamos... E como tudo na vida, isso pode acontecer algumas vezes. Por isso, lembrar de reconhecer nossos feitos, contribui para direcionar a nossa energia e ação para as soluções e não para os problemas.

Como estamos vendo, a mudança de carreira é um processo que deve ser tratado com bastante critério e consistência. Esteja disposto a aprender e se desafiar nesse processo. Caso contrário, é provável que você seja levado por mudanças que não fazem sentido ou que outras pessoas acabem decidindo por você quais são seus próximos passos.

Use esse momento como uma grande oportunidade para ter clareza do seu momento atual e do que você quer conquistar, tomando as decisões certas para atingir os resultados esperados. E se precisar, estamos aqui para auxiliá-lo no processo.