O banho do recém-nascido. Um guia para você ver que dá, sim, conta de fazer isso.
Escrito por Família Theia e Roberto Simão de Oliveira
O banho é um momento muito especial para a família e o bebê que acabou de chegar. É um momento de vínculo, conexão, mas também de muita apreensão e às vezes até medo. Isso porque o banho pode ser intimidador no princípio. Mas a Theia está aqui com um guia definitivo que vai te ajudar nessa hora.
Veja tudo que você vai precisar:
• Banheira
• Um suporte para a banheira, ou uma superfície onde você consiga deixar a banheira firme e estável.
• Água limpa e quentinha.
• Um sabonete adequado. Isso quer dizer que o PH dele deve ser apropriado para a pele do bebê recém-nascido, e de preferência neutro. Confira na embalagem se o fabricante indica o uso para bebês recém-nascidos.
• Toalha de banho macia.
• Fralda descartável.
• Vestir uma roupa bem confortável e adequada para o momento.
• Melhor deixar as esponjas para depois, a pele dos bebês recém-nascidos é muito sensível e mesmo uma esponja macia pode machucar.
Agora umas dicas gerais: feche as portas e janelas do banheiro, para manter a temperatura. E não dê um banho muito demorado, entre 5 e 10 minutos já é suficiente. Também é importante lembrar que não é recomendado usar shampoos ou hidratantes em bebês pequenos, use apenas se for a recomendação do seu pediatra.
Importante: nunca deixe o bebê sozinho na banheira, ok?
Tudo pronto? Então vamos começar!
Tire anéis, pulseiras e tudo que possa enroscar ou arranhar o bebê. Lave bem as mãos com água, sabão e álcool gel.
Encha a banheira até o ponto pouco abaixo do coto umbilical, o suficiente para que quando ele seja segurado sentado na banheira, a água cubra suas pernas mas não passe do coto umbilical.
Veja se a temperatura da água está adequada. O ideal é que seja na mesma temperatura do corpo do bebê. Atenção: se ele for prematuro essa temperatura é 37o, do contrário é 35o ou 36o. Você pode usar um termômetro de banho ou encostar a parte interna do seu antebraço na água para checar.
Tire a roupa e a fralda do bebê, segure-o pela axila e vá mergulhando aos poucos na água.
Apoie as costas dele no seu braço e segure o pescoço com uma das mãos, deixando a cabecinha sempre fora da água e o resto submerso.
Use a sua mão livre para lavar suavemente, somente com água, o rosto do bebê, depois a parte de trás das orelhas.
Molhe a cabeça com muito cuidado, para não entrar água nos ouvidos e passe um pouco do sabonete na mão. Com movimentos circulares, ensaboe a cabeça e massageie o couro cabeludo. Tome um cuidado extra com os olhos do bebê nessa hora. Enxágue a cabeça com água até sair toda a espuma.
Depois, é hora de limpar o corpo. Ensaboe a pele toda do pescoço para baixo. Braços, axilas, costas, tórax, barriga, pernas e pés. Pode lavar o coto umbilical também. Faça movimentos suaves. Enxágue logo em seguida.
Usando bem pouquinho sabonete, lave a área externa das genitais (vagina ou pênis) do bebê. Lave também entre glúteos e o ânus. Enxágue bem em seguida.
Vamos tirar o bebê da banheira. Pegue a toalha e coloque bem pertinho, para quando ele sair do banho já ficar bem aquecido. Proteja bem o tórax e a cabeça.
Apoie ele envolto na toalha sobre a cama ou um trocador e seque com suavidade, não precisa esfregar. Preste atenção às dobras da pele, atrás da orelha, entre os dedos das mãos e dos pés. No caso dos meninos, segue a parte da glande e nas meninas a vagina, sempre indo da parte da frente para trás. Não demore muito nessa parte, para o bebê não perder muito calor.
Vista o tórax para ele se aquecer, veja se a parte do períneo (aquela entre os genitais e o ânus) está bem seca e coloque a fralda descartável. Durante o primeiro mês de vida o ideal é não usar nenhum tipo de pomada, apenas a fralda.
Vista o restante da roupinha e aqueça o bebê junto ao seu próprio corpo ou com uma manta, para estabilizar sua temperatura.
Você pode aproveitar o relaxamento para fazer seu ritual do sono, dando de mamar e botando para dormir, que tal?