Escrito por Família Theia e Aline Hessel (psicóloga e educadora parental)

O isolamento social tem causado diferentes preocupações nas famílias. Uma dessas preocupações pode ser como esse cenário pode impactar no desenvolvimento social das crianças.

Você já deve ter ouvido falar que a socialização é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, isso por que ela aumenta as conexões entre os neurônios, contribuindo para o desenvolvimento do cérebro. Além disso, é através da socialização que aprendemos a nos relacionar, agir socialmente e o que podemos ou não fazer.

Mas não há motivo para se preocupar, o isolamento social tem um impacto significativo no desenvolvimento da criança quando ele é absoluto ou ocorre por um período de tempo prolongado. Esse isolamento que estamos passando não é absoluto, mesmo as crianças separadas de outras crianças, pois elas ainda mantêm contato com outras pessoas, como a família. E apesar desse período ser incerto, não durará tempo suficiente para impactar no desenvolvimento cerebral.

Limitar o tempo nas telas é desafiador, mas importante. Priorize jogos, brincadeiras, atividades e trabalhos coletivos que estimulem a criatividade. Essa é uma ferramenta importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças e pode ser aplicada nesse período.

O isolamento social também é uma oportunidade para ensinar as crianças sobre coletividade, respeito ao próximo, cuidado com a saúde e pensamento solidário. Ao explicar para os nossos filhos sobre o Coronavírus e porque estamos reclusos em casa, conseguimos exemplificar o impacto das nossas ações na vida e saúde das outras pessoas, e como a ação de cada um de nós contribui para o todo.

O que podemos tranquilizar a todos é que, ao menos no que diz respeito aos filhos, o isolamento não causará prejuízos no desenvolvimento cognitivo e social deles.