Escrito por Família Theia e Michele Melão (consultora de sono)

A criança nasce com diversos reflexos, como o reflexo da sucção (para alimentação) e o da preensão palmar (fecha a mão quando a palma é tocada) entre outros. Um destes reflexos é o de moro, também conhecido como reflexo do sobressalto (o bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas e abre os braços) e é uma resposta biológica a estímulos novos no ambiente da criança. O reflexo mostra que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo adequadamente.

E quando ele acontece?

Quando o bebê muda de ambiente (sai por exemplo do colo para ser colocado no berço), ele tem uma sensação de queda livre. Por isso, a reação corporal e a insegurança (o bebê se sente desequilibrado e assustado), soa como um alarme, um instinto primitivo de sobrevivência, para que ele consiga voltar para uma situação mais confortável.

Além de acontecer quando o bebê sai do colo, esse reflexo também é comum com mudanças repentinas dos estímulos do bebê como por exemplo:

  • Sons altos e inesperados;
  • Mudanças bruscas na intensidade de luz;
  • Quando o bebê é tocado inesperadamente;
  • Quando mudamos o bebê de uma superfície para outra.

Por quanto tempo o bebê tem esse reflexo?

Do nascimento aos 3 meses ele é mais intenso, desaparecendo entre 4 e 6 meses de vida do bebê, quando os músculos do pescoço ficam mais fortes, e ele adquire um melhor equilíbrio e uma maior capacidade de se sustentar.

É necessário ou possível evitar o reflexo de moro?

O reflexo de moro não é algo ruim. Ele é parte do desenvolvimento da criança, e deve acontecer. Entretanto, é difícil quando passamos um tempo longo ajudando a criança a entrar no sono e só de mudar de lugar o bebê já acorda, assustado e chorando.

Então, apesar de não ser possível ou necessário evitar que ele aconteça, você pode ter algumas práticas que vão minimizar os “efeitos” desse reflexo:

  • Ao colocar o bebê no berço, segure o bebê próximo ao seu corpo até que ele toque o colchão e tenha certeza que as costas do bebê estão completamente encostadas na superfície do berço antes de tirar dos seus braços;
  • Use um cueiro – se o bebê estiver com os bracinhos e pernas presos, ele pode ficar mais seguro;
  • Acalme o bebê colocando a mão no seu peito assim que ele deitar. Ele vai ficar mais calmo sabendo que você está por perto.

O uso do cueiro em recém-nascidos é indicado até que o momento em que bebê demonstre que vai começar a rolar e somente para a hora de dormir – não para o dia todo. Tenha momentos do dia em que seu filho pratique movimentos com braços, pernas e pescoço. Isso dará mais força para que ele trabalhe a força corporal e o equilíbrio e consequentemente fique livre do reflexo de moro mais rápido.

Algo importante para salientar, é que o reflexo de moro é uma demonstração que o sistema nervoso do bebê está em pleno desenvolvimento, então ele deve acontecer. Se seu filho nunca apresentar esse reflexo, é importante procurar o pediatra, para que ele consiga avaliar se está tudo correndo bem com o desenvolvimento do seu filho.