Texto de referência: "Positive Discipline" de Jane Nelsen.

1. Crianças que se comportam mal são "crianças desencorajadas" que têm ideias erradas sobre como atingir seu objetivo principal – de pertencer. Suas ideias equivocadas levam ao mau comportamento. Não podemos ser eficazes a menos que abordemos os entendimentos equivocados e não apenas o mau comportamento.

2. Use o incentivo para ajudar as crianças a se sentirem "pertencentes" para que a motivação para o mau comportamento seja eliminada. Celebre cada passo na direção da melhoria, em vez de se concentrar nos erros.

3. Uma ótima maneira de ajudar as crianças a se sentirem incentivadas é passar um tempo especial "estando com elas". Muitos professores notaram uma mudança drástica em uma "criança problemática" depois de passar cinco minutos simplesmente compartilhando o que os dois gostam de fazer para se divertir.

4. Ao colocar as crianças na cama, peça que compartilhem com você o "momento mais triste" do dia e o "momento mais feliz" do dia. Então você compartilha com elas. Você ficará surpreso com o que vai aprender.

5. Tenha reuniões de família para resolver problemas com cooperação e respeito mútuo. Essa é a chave para criar uma atmosfera amorosa e respeitosa, ajudando as crianças a desenvolverem habilidades de autodisciplina, responsabilidade, cooperação e resolução de problemas.

6. Dê às crianças tarefas importantes. Em nome da conveniência, muitos pais e professores fazem coisas que as crianças podem fazer por si próprias e umas pelas outras. As crianças se sentem pertencentes quando sabem que podem fazer uma contribuição real.

7. Decida em conjunto quais tarefas precisam ser realizadas. Coloque todas em uma jarra e deixe cada criança pegar algumas a cada semana. Dessa forma, ninguém fica preso nas mesmas tarefas o tempo todo. Os professores podem convidar as crianças a ajudá-los a criar regras de classe e listá-las em um gráfico intitulado "Nossa decisão". As crianças têm propriedade, motivação e entusiasmo quando são incluídas nas decisões.

8. Tire um tempo para o treinamento. Certifique-se de que as crianças entendam o que "limpar a cozinha" significa para você. Para elas, pode significar simplesmente colocar a louça na pia. Pais e professores podem perguntar: "Qual é a sua compreensão do que é esperado?"

9. Ensinar e ser um modelo de respeito mútuo. Uma maneira é ser gentil e firme ao mesmo tempo – gentil para mostrar respeito pela criança e firme para mostrar respeito por si mesmo e "pelas necessidades da situação". Isso é difícil durante o conflito; portanto, use a próxima orientação sempre que puder.

10. O momento adequado melhorará sua eficácia dez vezes mais. Não funciona lidar com um problema no momento do conflito – as emoções atrapalham. Ensine as crianças sobre os períodos de reflexão. Você (ou as crianças) pode ir para uma sala separada e fazer algo para se sentir melhor – e depois trabalhar no problema com respeito mútuo.

11. Livre-se da ideia maluca de que, para fazer as crianças melhorarem, primeiro você precisa fazê-las se sentirem pior. Você se sente melhor quando se sente humilhado? Isso sugere uma nova visão do "dar um tempo".

12. "Dê um tempo" de forma positiva. Deixe seus filhos ajudarem a criar uma área agradável (com almofadas, livros, música, bichos de pelúcia) que os ajudará a se sentir melhor. Lembre-se de que as crianças se saem melhor quando se sentem melhor. Depois, você pode perguntar a seus filhos quando estiverem chateados: "Você acha que isso ajudaria vocês a "dar um tempo" de forma positiva?".

13. A punição pode "funcionar" se tudo o que você está interessado é interromper o mau comportamento por um "momento". Às vezes, devemos ter cuidado com o que funciona quando os resultados a longo prazo são negativos – ressentimento, revolta, vingança ou isolamento.

14. Ensine às crianças que os erros são oportunidades maravilhosas para aprender! Uma ótima maneira de ensinar às crianças que os erros são oportunidades maravilhosas para aprender é utilizar você mesmo como modelo usando os Três Rs de Recuperação depois de cometer um erro:

a. Reconheça seu erro.

b. Reconcilie-se: esteja disposto a dizer "Sinto muito, não gostei da maneira como lidei com isso".

c. Resolva: concentre-se nas soluções e não na culpa. (O nº 3 é efetivo apenas se você fizer os nºs 1 e 2 primeiro.)

15. Concentre-se em soluções em vez de consequências. Muitos pais e professores tentam disfarçar a punição chamando isso de uma conseqüência lógica. Envolva as crianças na busca de soluções que sejam:

  • Relacionadas ao problema;
  • Respeitosas;
  • Razoáveis;
  • Úteis.

16. Certifique-se de que a mensagem de amor e respeito seja transmitida. Comece com “Eu me importo com você. Estou preocupado com esta situação. Você trabalha comigo em uma solução?"

17. Divirta-se! Traga alegria para as casas e salas de aula.

Disponível em: <https://www.positivediscipline.com/articles/positive-discipline-guidelines>. Acesso em: 27 de jun. de 2020.