Escrito por Família Theia e Maria Elisa Lo Russo (coach de carreira)

Para muitas mães (e pais) essa é uma dúvida que surge antes, durante ou depois da chegada dos pequenos e que pode trazer conflitos e angústia. Mas será que precisa ser assim? Vamos refletir juntos!

A chegada dos filhos muda o dia a dia dos pais e o mundo para eles se transforma radicalmente. E, claro, parte disso impacta diretamente na carreira. Mas esse processo não é o mesmo para cada pessoa, porque está diretamente relacionado às expectativas que cada um tem em relação à maternidade/paternidade e sua carreira.

Que tal encarar os filhos como um grande laboratório para desenvolver e aprimorar habilidades? Quais habilidades você percebe que desenvolveu desde a chegada de seu primeiro filho?

Muitos pais relatam que se tornaram ainda mais multitarefa e, muitas vezes, são mais produtivos na rotina do trabalho. Desenvolveram também mais resiliência, inteligência emocional e paciência em razão das diferentes e desafiadoras fases dos filhos.

Então a resposta para a pergunta inicial é SIM! Os filhos podem impactar a carreira, mas pode ser de forma muito positiva e trazer ganhos na qualidade das entregas e na produtividade.

Existem ainda muitos preconceitos em relação a essa temática dentro do mundo corporativo. É um exercício constante mostrar as habilidades desenvolvidas a partir da chegada dos filhos. É uma mudança de mentalidade que leva tempo até se concretizar e  mesmo os pais precisam se acostumar com essa ideia.

Separamos algumas dicas para ajudar você a lidar com isso.

· Em conversas informais com seus pares ou com os gestores, comente sobre as percepções que tem sobre suas “novas” habilidades depois de se tornar mãe ou pai.

· Trace objetivos de carreira e celebre as conquistas junto com seus filhos.

· Converse com seus filhos sobre seu trabalho. Explique o que faz e como a chegada dele(s) tem impactado positivamente sua forma de enxergar a profissão.

· Aproveite os momentos desafiadores com seus filhos para ensinar valores e padrões que vão impactar a carreira deles no futuro.

Estamos juntos nessa jornada rica de construção de novas habilidades!