Escrito por Família Theia e Maria Elisa Lo Russo (coach de carreira)

Poucas coisas são planejadas na maternidade, o que pode acabar trazendo sentimentos de frustração ao longo do caminho. Às vezes planejamos com tanto carinho o quarto do bebê, mas quando ele nasce não dorme uma noite sequer lá. Outras vezes planejamos o fim de semana perfeito com antecedência, mas naquele sábado o bebê fica com febre e todos os planos mudam. No entanto, existe, sim, algo que pode e precisa ser muito bem planejado: sua saída e seu retorno da licença maternidade.

Planejando a saída da licença-maternidade

Para você ter uma licença-maternidade tranquila e com foco total no seu novo papel de mãe é fundamental que você planeje com antecedência sua saída. O quanto antes você começar esse planejamento, mais tempo você terá para se preparar e se sentir mais segura na saída.

Aqui vão algumas dicas para fazer um bom planejamento:

1. Busque informações sobre o que a legislação fala sobre licença maternidade.

Esteja atualizada e munida de informações sobre o que está na lei sobre licença maternidade. É fundamental que você tenha ciência e clareza de seus direitos.

2. Entenda, com detalhes, a política de licença maternidade em seu local de trabalho.

Procure o departamento responsável de sua empresa (RH ou Administrativo, por exemplo) e garanta que todas as suas dúvidas sejam sanadas como: quanto tempo de licença maternidade eles oferecem e se é possível emendar com férias; como ficará o pagamento de seu salário; documentos necessários e prazos para comprovar o início da licença maternidade e para incluir o bebê no plano de saúde; entre outras.

3. Converse e planeje sua saída com o seu chefe.

Busque seu chefe para uma conversa para planejar sua saída, envolvendo temas como: data possível de sua saída e retorno; quem ficará com suas atividades nesse período; cronograma para transferência das responsabilidades para essa pessoa. Aqui a sugestão é você já levar uma proposta para o seu chefe do que você imagina que pode ser feito e vocês podem, juntos, validar isso. A antecipação dessa conversa com uma comunicação prévia e um planejamento bem feito pode ser fundamental para uma saída mais leve e tranquila.

4. Registre suas atividades.

Deixe o máximo de informações registradas que você puder para quem for assumir suas atividades. Dessa forma, o trabalho poderá ser feito e você poderá se dedicar ao seu bebê com mais tranquilidade e sem correr o risco de receber ligações para saber informações de um determinado processo.

A chegada de um novo bebê traz muitas mudanças e reflexões para os pais em várias áreas da vida e uma delas é o trabalho. Fazer um planejamento pode ajudar a antecipar muitos anseios e deixar mais leve esse momento para aproveitá-lo da melhor maneira possível. Portanto, não deixe para a última hora para pensar e planejar sua saída do trabalho. Isso te trará mais tranquilidade para se dedicar ao seu mais novo desafio de ser mãe.

Planejando o retorno da licença-maternidade

Você pode não acreditar, mas em um piscar de olhos os meses se passam e já é hora de retornar ao trabalho com o fim da licença maternidade. Para muitas famílias, esse momento traz muitas incertezas e até sofrimento pela separação do bebê. Por isso, é muito importante que essa transição seja pensada e planejada. Você pode começar a pensar nisso no momento em que estiver planejando sair de licença, mas muitas vezes a chegada do bebê gera novas reflexões sobre a carreira e pode fazer com que você mude o que já tinha planejado (e está tudo bem!). A sugestão aqui é você começar a planejar seu retorno quando estiver faltando 1 ou 2 meses para o término da licença.

Aqui vão algumas dicas que podem fazer parte do seu planejamento:

1. Chame seu chefe para uma conversa antes do retorno.

Se for possível, convide seu chefe para uma conversa antes da data do seu retorno. Nos meses que você ficou fora algumas mudanças podem ter acontecido e é importante alinhar expectativas antes do retorno. Pergunte sobre a área, responsabilidades e expectativas dele para seu retorno. Ter clareza do que te espera ao voltar pode ajudar muito na ansiedade, insegurança e aflições que o retorno à licença gera.

2. Busque rede de apoio.

Prepare sua rede de apoio para seu retorno para que você tenha tranquilidade e confiança na decisão que tomar. Se optar por uma babá, contrate com antecedência para que você, bebê e ela possam se acostumar e se adaptar a essa nova configuração. Se optar por escola ou creche, faça visitas e escolha com calma a que melhor se encaixa no seu estilo de vida e condições financeiras. Se tiver outras opções e escolhas, comece a pesquisar e a fazer os acordos necessários com tempo suficiente para que todos se adaptem e tenham segurança, principalmente você e o bebê. Você voltará ao trabalho com mais leveza se estiver segura que seu filho está sendo bem cuidado.

3. Avalie sua carreira, mas com cautela.

Esse pode ser um momento que você pode avaliar sua carreira e refletir se aquela empresa, área ou atividade é o que você deseja e se está alinhado com o seu estilo de vida. Muitas mulheres começam a questionar suas carreiras a partir do nascimento do filho. Faça suas reflexões, mas cuidado para não tomar decisões precipitadas: mudar de emprego, área ou atividade em um momento de tantas transformações com o nascimento do bebê pode gerar ansiedade e frustrações.

4. Cuidado com os “palpiteiros”.

Muitos familiares e amigos, na ânsia de ajudar nesse momento, podem trazer ainda mais ansiedade e dúvidas, sugerindo para procurar outro emprego ou questionando se você será desligada ao retornar, entre outros inúmeros palpites. Cuidado para não cair na tentação de ouvir cada sugestão e mudar sua rota. Esteja firme em seu planejamento de retorno e tenha a certeza de que a sua opção final será a melhor para você, seu bebê e sua família direta.

Muitas histórias são ditas sobre a frustração do retorno da licença maternidade e nem sempre são mitos, mas um planejamento bem feito e conversas antecipadas podem ajudar a aliviar a tensão e a ansiedade desse momento. Por isso dedique um tempo para refletir e planejar quais ações tomará para voltar, o que pode não ser uma tarefa fácil tendo um bebê recém-nascido ao seu lado.

Se precisar de ajuda para montar seu planejamento de saída ou retorno de licença maternidade conte com os especialistas em carreira da Theia. Podemos te ajudar nessa construção!