Preciso trabalhar e meus filhos estão em casa. E agora?

Escrito por Família Theia e Sandra Quero (Psicóloga e Educadora Parental)

As crianças estão sem aulas, os avós devem ficar longe, transporte público é uma preocupação. E agora, como trabalhar e cuidar dos filhos ao mesmo tempo?

Nosso passo-a-passo do que fazer nesse momento de pânico:

1 - Respirar

Literalmente respirar. Respiração funda, diafragmática, aquela que empurra o umbigo para frente. Técnicas de respiração oxigenam o cérebro, reduzem os batimentos cardíacos e assim aliviam os sinais de estresse.

2 - Aceitar

Você não está sozinho e não é a única pessoa com esse desafio.  É uma mudança brusca de rotina e impactará produtividade.  Ao aceitar e reconhecer a nova realidade, você consegue se planejar, focar seu trabalho no que realmente é importante e negociar prioridades, deixando as atividades menos importantes para depois.

3 - Flexibilizar

Horários, atividades e prazos provavelmente precisarão ser flexibilizados e renegociados de acordo com a prioridade, e tudo bem. O ritmo será diferente, mas o trabalho será feito. Esse que tem que ser o foco. Se você conseguir dividir os cuidados da criança, defina com seu parceiro quem ficará com qual turno, assim fica mais fácil se organizar. Por exemplo: "a manhã é minha, a da tarde é sua, a noite revezamos". Nem todas configurações de família e trabalho permitem, mas ter mais visibilidade de quantas horas você conseguirá efetivamente se dedicar integralmente ajuda no planejamento e estabelecimento de expectativas.

Com calma, aceitação e flexibilidade você consegue desenhar e negociar um plano de trabalho à distância, e encaixar um plano de atividades para os pequenos te deixarem trabalhar um pouco.