Escrito por Família Theia e Sumaia Thomas (coach de carreira)

Em tempos incertos, precisamos estar preparados para nos adaptarmos cada vez mais rápido às mudanças. Os noticiários retratam demissões em grande escala, mas também assistimos oportunidades pelo país e vemos que agências de emprego têm sido fortemente demandadas. Assim, preparamos este artigo com dicas essenciais para quem nunca participou de um processo online ou para quem acredita que não existem muitas diferenças entre o presencial e o virtual. A ideia é entender como funciona, desmistificar velhos conceitos e ficar atento até às questões de segurança.

Separamos algumas dicas de como se comportar e ter sucesso em uma entrevista online e também dicas de requisitos básicos digitais:

1. Conheça e esteja preparado(a) para usar as ferramentas digitais.

Hoje em dia todas as etapas do processo envolvem digitalização. Você tem seus documentos de RG, CPF e Carteira Profissional em arquivo PDF? Sabe como digitalizar e enviar, por exemplo, por Whatsapp, Dropbox ou WeTransfer?  Sabe quais são as principais plataformas de entrevista online? Skype, Zoom Meeting, Google Meeting e Team são algumas delas, e apesar de semelhantes, cada uma tem suas particularidades. A depender do tipo do seu computador, notebook ou celular é preciso instalar outros aplicativos e testar com antecedência para checar como funcionam. Ah! Em que parte da sua casa a sua internet funciona melhor, você sabe?  Demonstre suas habilidades para acessar todos esses recursos e ferramentas. O que era diferencial passou a ser conhecimento básico. Seja curioso(a) e aprenda a mexer nessas ferramentas antes de ser solicitado(a).

2. Ao ser procurado(a) para participar de um processo seletivo, pergunte sobre as etapas e as plataformas com as quais interagem com os candidatos.

Isso ajuda você a estar bem preparado(a) e calmo (a) na parte mais importante do processo: a entrevista. Se fizer a lição de casa dada na dica anterior, ficará mais fácil de entender o nome das plataformas (que geralmente são em inglês) e baixar o nível de ansiedade.

3. Atualize e tenha seu currículo na ponta da língua.

Ele está atualizado? Você sabe falar bem sobre ele? Você consegue descrever bem as situações de trabalho e os resultados que comprovam as conquistas e habilidades que estão descritas nele? Um bom entrevistador sempre pedirá indicadores de como você atingiu tais objetivos e metas. Dê exemplos. Qual o seu diferencial profissional na sua área de atuação? Treine como exemplificar buscando situações passadas. Quem já te deu um feedback sobre isso? Treine.

4. Vista-se adequadamente.

Muitas pessoas nos perguntam como se vestir no dia da entrevista online. A resposta é simples: com o mesmo tipo de roupa que usaria em uma entrevista presencial e cuidando da sua aparência. Atenção especial deve ser tomada com relação a acessórios: os maiores sempre chamam atenção, e no caso de entrevistas de emprego, tais acessórios podem tirar a atenção do entrevistador. Cuide do tom de voz sem perder sua energia e naturalidade. Vá para a frente do espelho e treine sua apresentação inicial com positividade.

5. Confira se a empresa que está entrando em contato é idônea, se existem referências no Google e depoimentos no site.

Vale às vezes até ligar para saber se a empresa existe. Afinal de contas você precisa saber para quem enviará seus documentos tão importantes digitalizados.

6. Procure um ambiente/cenário adequado para a hora da entrevista.

Busque uma parede lisa para que nada, como por exemplo, uma estante ou um quadro atrás de você possa distrair ou tirar a atenção do entrevistador. Lembre-se que não é hora de mostrar a casa e, sim, quem é este profissional e quais suas principais competências e expectativas para a posição a ser preenchida.

7. Acalme-se antes da entrevista.

Faça 3 respirações bem profundas e de olhos fechados um minuto antes de se conectar. Isso ajudará você a permanecer 100% presente e concentrado para ouvir atentamente e responder as perguntas dando o melhor de si.

Para finalizar, sugerimos que siga as dicas nessa ordem, pois aqui sim a ordem dos fatores alterará o resultado final. Desejamos uma boa entrevista e sucesso na nova jornada!