Psicoterapia online: limites e possibilidades

Escrito por Família Theia e Ricardo Franco Lemos (psicólogo)

A psicoterapia online tem se mostrado cada vez mais presente no atual cenário global. Começou como um grande facilidade tecnológica para pessoas que tem cada vez menos tempo para se cuidar e com deslocamentos difíceis, especialmente nas grandes metrópoles. Recentemente, com a pandemia do Coronavírus, o atendimento online se mostrou ainda mais importante, já que todos precisam evitar o risco da contaminação através do isolamento social.

Além de otimizar o tempo de deslocamento e trazer maior flexibilidade de horários, a psicoterapia online pode ser tão eficaz quanto a presencial, auxiliando as pessoas em momentos difíceis, trazendo autoconhecimento e cuidando da saúde mental.

Alguns cuidados devem ser tomados para manter a qualidade das sessões:

- Internet e plataforma virtual de qualidade;

- Profissional qualificado para exercer a função (pode ser verificado no site cadastro.cfp.org.br/cfp/);

- Consultas sigilosas;

- Horário agendado;

- Local tranquilo, sem interrupções, e com privacidade para a sessão.

Então sempre posso usar a psicoterapia online ao invés da presencial?

Há algumas situações específicas em que o cliente deve fazer terapia presencial, como em casos mais graves e em situações de urgência como depressão, ataque de pânico e para vítimas de violência.

Benefícios da psicoterapia

A psicoterapia é um espaço em que as pessoas podem compreender seus limites, habilidades e ações em uma jornada de autoconhecimento. E, a partir disso, com a ajuda do terapeuta, encontrar soluções para se sentir melhor, seja através de mudanças em padrões de comportamento ou através da ressignificação de pensamentos conflituosos, ajudando na segurança em tomar decisões e na superação de problemas.