Escrito por Família Theia e Maria Elisa Lo Russo (coach de carreira)

Estabelecer relações de confiança (e mantê-las) é sempre um desafio e um exercício de mão dupla. Se você quer confiar no seu gestor precisa que ele também confie em você e isso é algo construído a partir de atitudes e comportamentos.

Mas como construir isso?

1. Comunicação

Busque se comunicar constantemente com seu gestor, de forma clara e produtiva. Busque alinhamentos sobre suas expectativas e as dele, mas garanta que sejam reais e possíveis.

2. Respeito

Essa palavra não quer dizer que você não possa discordar de seu gestor, mas sim apresentar respeito na forma de apresentar suas discordâncias. Talvez ele possa te apresentar pontos que você não esteja de acordo, mas mostrar respeito nesses momentos te ajudará a construir uma relação de confiança. Você pode dizer: “agradeço seu feedback, mas não sei se concordo. Você pode me dar exemplos de onde percebe esse tipo de comportamento em mim?” ou “entendo seu ponto de vista, mas gostaria de propor uma outra ideia para esse problema”.

3. Comprometa-se

Comprometimento impacta diretamente na relação de confiança. No seu lado pessoal, você confia em alguém que percebe não estar comprometido com a relação? É dessa mesma forma que o ambiente de trabalho funciona. Se você não está comprometido não consegue passar confiança aos seus pares ou gestor. A boa notícia é que vem de você! Comprometa-se com o que pode entregar. Por exemplo: comprometa-se em chegar às 08h se você realmente consegue chegar nesse horário. Caso contrário, tente negociar seu horário. Ou ao comprometer-se em entregar o relatório em 3 dias faça isso acontecer!

Com comprometimento, respeito e boa comunicação você poderá atingir uma relação firme com o seu gestor. Isso te trará um ambiente de trabalho muito mais confortável e oportunidades de ser melhor visto(a), reconhecido(a) e valorizado(a).