Escrito por Família Theia e Roberto Oliveira

A boca desempenha um papel fundamental na saúde para a nutrição, hidratação, fala, comunicação, estética, além de ter um significado psicoemocional importante. Também representa uma barreira importante na resistência oral às infecções.

Recomenda-se que os pais levem seus filhos para a realização da primeira consulta odontológica nos primeiros seis meses de vida, ou antes, caso apresente algum tipo de alteração.

Desde o nascimento até o final da adolescência, a arcada dentária e as estruturas orofaciais irão crescer e se desenvolver. Manter boas práticas de saúde oral e visitas regulares ao dentista tão logo o seu bebê tenha seus primeiros dentes permitirá o acompanhamento dessas estruturas, e garantirá um sorriso saudável pela infância.

Diante da importância que a boca desempenha em nosso corpo e em nossa vida, desde o nascimento até o envelhecimento, é indispensável a realização da adequada Higiene Oral na Criança, em todas as fases de sua vida.

Técnicas de higienização bucal

Existem 3 tipos de técnicas de higiene oral realizadas na criança, que são indicadas de acordo com a faixa etária e com a presença de dentição. Essas técnicas devem ser aplicadas em conjunto, dependendo da fase em que se encontra a criança. São elas:

1.    Higiene oral sem escova de dentes

Indicada até quando começarem a nascer os dentes incisivos centrais decíduos (de leite), até 18 meses de vida. Recomenda-se que seja realizada pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, preferencialmente após as mamadas ou episódios de regurgitação, com atenção especial à realização antes do sono noturno.

2.    Higiene oral com escova de dentes

Indicada ao nascimento do primeiro dente decíduo (de leite). Recomenda-se o uso de creme dental com flúor (com concentração de no máximo 1100 ppm de flúor), no máximo duas vezes ao dia, com o objetivo de minimizar o risco de desenvolvimento de caries. A utilização de creme dental com flúor é indicada conforme a faixa etária da criança. Na primeira infância é indicada uma quantidade de creme dental com flúor do tamanho de um grão de arroz cru.  A partir dos 3 anos de idade, deve-se utilizar uma quantidade maior, do tamanho de uma ervilha.

Nas outras escovações do dia, além das duas realizadas com flúor, recomenda-se utilizar pasta de dente sem flúor. E na necessidade de enviar os materiais para escovação para escola ou berçário, orientamos que seja enviada pasta de dente sem flúor, reduzindo o risco de quem cuidar da criança não respeite a quantidade indicada de pasta de dente.

3.    Higiene oral com fio dental

Indicada a partir da erupção dos dentes de leite, o que geralmente ocorre a partir dos 6 meses de vida. Recomenda-se que seja realizada pelo menos 3 vezes ao dia, preferencialmente ao acordar, após as refeições (líquidos, exceto água; sólidos ou pastosos), antes de dormir, e sempre que necessário.

A higiene oral do seu pequeno começa muito cedo. Além de diminuir os riscos de cáries já nos primeiros anos de vida, também cria-se um hábito saudável que seu filho vai utilizar pelo resto da vida!