Escrito em parceria com Juliana Goldman (dentista e ortodontista)

1. Como deve ser o acompanhamento da saúde bucal de uma gestante?

A gestante deve manter os cuidados com a saúde odontológica. Caso ela ainda não realize acompanhamentos periódicos, o ideal é buscar atendimento no início da gestação para avaliar a saúde bucal e receber orientações.

É importante informar ao dentista como está se sentindo e se há qualquer alteração no pré-natal. Tire todas as suas dúvidas! Não tenha receio de fazer perguntas.

Também é o momento de se informar quanto aos primeiros cuidados a serem tomados com o bebê.

2. Existe algum suplemento ou acompanhamento especial que a mãe pode fazer para preparar os dentes do bebê?

A gestante não deve tomar suplementos de flúor. Seu consumo excessivo pode prejudicar a formação dos dentes do bebê. Ela deve manter a higiene bucal com pasta de dentes que apresente uma concentração de 1.100 a 1.500 ppm de flúor, salvo orientação do seu dentista.

A melhor preparação que a mãe pode fazer é se informar quanto às melhores práticas para manter a saúde bucal do bebê.

3.  Existem tratamentos ou restrições de tratamentos e procedimentos para gestantes?

É recomendado que no primeiro trimestre sejam evitados procedimentos que necessitem bloqueio anestésico, radiografias ou prescrição de medicações. Essa recomendação deve ser reavaliada caso a gestante apresente um quadro infeccioso ou infamatório.

Quando a anestesia é necessária, o dentista deve usar um anestésico sem vasoconstritores.

Os procedimentos para clareamento dental e harmonização orofacial devem ser adiados.

4. Como a saúde bucal impacta na qualidade de vida da gestante?

É comprovado que problemas periodontais durante a gestação podem levar a partos prematuros e bebês de baixo peso.

A prevenção é a maior aliada para a manutenção da saúde. Uma higiene bucal eficiente é capaz de prevenir grande parte dos problema bucais que a gestante pode ter.

5. Grávida pode fazer limpeza odontológica?

Pode e deve! Ter saúde plena é muito importante para o bom andamento da gestação. A saúde bucal desempenha um papel importante no equilíbrio do corpo.

Problemas periodontais (de gengiva) podem interferir negativamente na gestação. O bebê pode nascer com baixo peso e há um risco aumentado de parto prematuro.

6. Grávida pode tirar RX?

Desde que sejam tomados os cuidados com proteção radiológica, com o uso de avental plumbífero e protetor de tireóide, a gestante pode realizar radiografias odontológicas em casos específicos.

Evitamos ao máximo realizar tomadas radiográficas durante o primeiro trimestre de gestação. Entretanto, quadros de dor e infecção podem influenciar na saúde da gestante e exigem intervenção imediata.

Hoje existem tecnologias que reduzem a necessidade de radiografias para o tratamento de canal. Caso a gestante precise desse tratamento, o ideal é procurar um especialista que possua essa tecnologia.

7. Grávida pode tirar o dente do siso?

O ideal é a gestante adiar essa cirurgia. Além dos exames radiográficos e anestesias necessárias para a execução do procedimento, é comum a paciente tomar antibióticos, analgésicos e anti- inflamatórios no pós operatório.

Então essa cirurgia só é indicada para gestantes com quadros graves associados aos dentes do siso que possam comprometer a gestação.

8. Grávida pode usar pasta com flúor?

Sim, a gestante deve usar a pasta com entre 1.100 e 1.500 ppm de flúor em pequenas quantidades em todas as escovações. O flúor tem papel fundamental na prevenção de cáries. A quantidade dessa substância presente nas pastas de dentes e na água de abastecimento já é o suficiente e a gestante não deve, em hipótese alguma, tomar suplementos com flúor.

9. Grávida pode tratar cáries?

Se a gestação estiver transcorrendo normalmente, a gestante deve manter seus tratamentos odontológicos. Entretanto, alguns quadros gestacionais podem restringir a utilização de anestésicos. Por isso é sempre importante consultar o obstetra antes de intervenções com anestesia.

10. Grávida pode usar aparelho ortodôntico?

Se a paciente já usava aparelho antes da gestação, ela deve continuar seu tratamento. Entretanto, se a gestante quer iniciar o tratamento ortodôntico e ainda não tem exames, o melhor é aguardar para evitar a exposição à radiação.

11. Grávida pode realizar clareamento dental?

Apesar de não existirem estudos que indiquem alguma ação prejudicial dos clareadores na gravidez, também não existem estudos que demonstrem o contrário.

Então é melhor aguardar o final da gestação para realizar este procedimento.

12. Grávida pode usar botox para bruxismo?

Não existem estudos que comprovem a segurança da utilização da toxina botulínica na gestação. Além disso, para o controle do bruxismo são usadas doses altas da toxina.

Então o ideal é procurar tratar o bruxismo com abordagens não medicamentosas, como placas de mordida, fisioterapia e acupuntura.

Saiba mais sobre os principais mitos da saúde bucal na gravidez.