Escrito por Família Theia e Dra. Fernanda Harumi Misumi (pediatra)

As cadeirinhas protegem as crianças que, diferente dos adultos, possuem ossos mais frágeis, órgãos mais expostos e são mais facilmente ejetadas nos acidentes quando estão fora dos dispositivos. Por isso não usar o dispositivo é considerado uma infração gravíssima que prevê multa, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e até retenção do veículo.

Após a Lei da Cadeirinha, o número de mortes de bebês caiu 71% e de crianças caiu 54%, segundo os dados da OMS.

Qual cadeirinha deve ser utilizada e como posicionar no carro?

A regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre cadeirinhas utiliza faixas etárias para indicar o equipamento mais adequado:

- Até 1 ano de idade: dispositivo de retenção (bebê-conforto ou “conversível”), fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista, posicionado num ângulo de 45°.

- De 1 a 4 anos de idade: cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.

- De 4 a 7 anos e meio de idade: assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança.

- De 7 anos e meio a 10 anos de idade: cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro. As costas devem estar apoiadas no encosto.

Quais são os modelos de cadeirinha?

Bebê Conforto
· São pequenos, geralmente têm uma alça para transporte e podem fazer parte do carrinho do bebê;

· São usados por crianças até 10 a 15 kg, dependendo do modelo;

· Existem modelos que possuem uma base que pode permanecer no veículo. O bebê conforto é encaixado ou retirado da base.

Assentos infantis conversíveis
· Podem ser usados para posicionar a criança olhando para a traseira ou frente do veículo. Isto significa que este assento tem uma vida útil maior. São mais estruturados que o bebê conforto, mas não dispõem de alças de transporte ou base separada.

· Tem maiores limites de peso e estatura para que as crianças sejam posicionadas voltadas para a traseira do veículo sendo, portanto, úteis para bebês maiores.

· Existem vários tipos e modelos de assentos com diferentes tiras de fixação do bebê.

Assento de apoio

· Utilizados para adaptar a criança na altura correta do cinto de segurança do carro.

Independente da lei, multa ou pontos na carteira, o mais importante é garantir a segurança de nossos filhos quando utilizamos um automóvel e com nossas dicas você já pode se programar para garantir uma viagem mais segura.