Escrito por Família Theia e Danielle Domingues (ginecologista e obstetra)
Quais os sintomas mais comuns?
Os sintomas de gravidez variam de mulher para mulher, mas normalmente o atraso menstrual é um dos primeiros a aparecer e é o que leva à suspeita de gravidez. Outros sintomas comuns são:
- náuseas e vômitos;
- dor e inchaço nas mamas;
- cansaço maior que o habitual;
- aumento na frequência urinária.
Todos eles estão relacionados às alterações hormonais e podem aparecer mesmo antes do atraso menstrual.
É importante ressaltar que o atraso menstrual não significa necessariamente uma gravidez, pois muitas mulheres têm ciclos irregulares. Também não é incomum a presença de sangramentos no início da gravidez, que podem ser confundidos com menstruação. Portanto, é importante a confirmação com a dosagem de HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina ou no sangue.
Quando fazer o teste?
- Urinário: Após atraso menstrual e deve ser repetido após 1 semana caso o resultado seja negativo.
- Exame de sangue: Após 12 a 15 dias da relação sexual.
Exame de sangue ou teste urinário?
A dosagem sérica (no sangue) pode ser qualitativa (positivo ou negativo) ou quantitativa (mede a quantidade de HCG). A avaliação quantitativa é a melhor e mais sensível, pois detecta valores baixos de HCG (maior que 2 mUI/mL, sendo que os valores de referência podem variar dependendo do laboratório).
O ideal é realizá-lo após o atraso menstrual, mas pode ser realizado antes dele, pois normalmente fica positivo após 12 a 15 dias da fecundação (dia da relação sexual).
O teste urinário é um bom método, por ser prático e barato, mas normalmente detecta valores de HCG em torno de 50 a 100 mUI/mL, dependendo da marca. Então nas gestações muito iniciais pode ter resultado falso negativo, por isso deve ser realizado somente após o atraso menstrual e repetido após uma semana em caso de resultado negativo. Ressaltamos que não é possível confirmar a idade gestacional com a dosagem de HCG, no sangue ou urina.
Como acompanhar a evolução da gestação?
A evolução adequada da gestação pode ser avaliada inicialmente pela dosagem de HCG, pois espera-se que seu valor dobre a cada 48h, em média, e deve ser complementada com ultrassom transvaginal, obviamente com acompanhamento obstétrico adequado.
As estruturas que aparecem no ultrassom também demoram um tempo para se formar de acordo com a seguinte sequência: inicialmente se vê o saco gestacional (local que vai abrigar o embrião dentro do útero, ou seja, a “casa” do bebê); depois surge uma segunda estrutura responsável por nutrir o embrião na fase inicial da gestação chamada vesícula vitelínica. Somente depois do aparecimento dessas estruturas aparece o embrião.
Para que todas as estruturas estejam formadas no momento do ultrassom, ele deve ser realizado por volta de 7 semanas, tempo em que se espera já ver o embrião com batimentos cardíacos. É nesse ultrassom que também é possível confirmar a idade gestacional a partir da medida do embrião e verificar se é compatível com a calculada inicialmente pela data da última menstruação (DUM), lembrando que sempre se utiliza o primeiro dia da DUM para o cálculo.
Com todas essas dicas absorvidas, fique atenta a outros sinais além do atraso menstrual e procure seu médico obstetra se necessário.