Escrito por Família Theia e Michele Melão (consultora do sono)

A criança acorda no meio da madrugada, não chora, não está desesperada, mas também não dorme, então o desespero é dos pais. A impressão que passa é que ela está pronta para começar o dia... mas são 3h da manhã!

A primeira coisa é entender o problema.

Basicamente existem 2 reguladores do sono: o ciclo circadiano (que regula as horas de sono e de vigília do corpo dentro das 24 horas do dia) e a pressão de sono (que vai aumentando conforme as horas do dia passam). Antes da criança dormir a pressão de sono aumenta e, quando a criança dorme, ela se dissipa e o ritmo circadiano assume o controle de sono, mantendo (ou não) a criança dormindo pelo resto da noite.

Alguma questão dentro destes dois reguladores pode ser a causa destes despertares no meio da madrugada.

Todos têm uma capacidade de sono dentro das 24 horas do dia e isso varia de acordo com estilo de vida, peso, atividades e metabolismo da criança, então a primeira coisa a fazer é descobrir qual é a capacidade de sono do seu filho.

Faça anotações diárias, com tempo de cochilos e sono noturno e certamente você vai chegar em uma quantidade diária aproximada.

Essa quantidade de sono deve ser “espalhada” entre o sono do dia e da noite.

Um exemplo:

Se uma criança tem uma capacidade de sono de 12 horas diárias e ela faz um cochilo de 3 horas, sobram apenas 9 horas para o sono da noite.

Se ela adormece às 20h, a hora de acordar deve ser perto de 5h. Quando o sono passa a ficar mais leve depois de 2h da manhã, ela pode acordar e a pressão de sono diminui. Então ela leva algum tempo para ter sono novamente, e consegue ir até 7h, mas porque ficou 2 horas acordada de madrugada. Se ela leva o sono até 5h, ela simplesmente não dorme mais.

O que acontece é que muitas vezes a criança divide essa noite. Isso mesmo! Ela acorda e a pressão de sono diminui. Mas, para que a criança durma por mais horas até de manhã cedo, a pressão de sono precisa aumentar novamente (e isso pode levar 1, 2 ou 3 horas). Então pode ser que às 2h da manhã ela esteja realmente pronta para “começar um dia”.

Então podemos entender que duas coisas podem causar este despertar:

– Cochilos inadequados;

– A criança vai dormir muito cedo.

Muitas vezes a criança dorme mal de dia e os pais colocam mais cedo para dormir (o que não está errado), e a criança dorme como sempre, até o dia seguinte (para aqueles que já dormem a noite toda).

Porém, no outro dia, a soneca não se ajusta, e os pais colocam para dormir mais cedo ainda. Isso vai formando um ciclo.

Depois do terceiro ou quarto dia, o ciclo pode mudar e a criança pode acordar no meio da noite disposta, sem chorar, mas aparentemente sem sono. Assim, por mais que você faça, ela levará no mínimo uma hora para adormecer.

Então o que fazer?

Para evitar esse ciclo, faça a conta da capacidade de sono do seu filho e ajuste o sono do dia (esticando ou limitando a soneca). Dessa forma, seu filho poderá ir para a cama em um horário adequado (perto de 20h00) e ter de 10 a 11 horas de sono noturno.

É bom lembrar que no sono, depois de 3 ou 4 dias, outros padrões começam a se formar. Então não há problema em colocar um bebê para dormir mais cedo um dia ou outro. Mas, no dia seguinte, tente corrigir a rotina, para evitar essa divisão da noite, tão difícil para os adultos e tão comum para os pequenos, que ainda dormem durante o dia.

Veja algumas dicas de rotina por idade do bebê para ajudar no sono.