O corpo vai mudando e qualquer alteração faz a gente ficar alerta na gestação. A Theia separou algumas informações para ajudar você nesse momento.
No 2º trimestre é normal:
- Sentir cólicas leves é comum. Se forem mais intensas, fale com sua médica.
- Algum sono. Menos que no 1º trimestre. Se isso ocorrer com frequência, comente com sua obstetra.
- Sentir menos enjoo que no 1º tri. Se o enjoo estiver forte e persistente, fale com a médica que te acompanha.
- Diminuir um pouco o cansaço. Se nada mudar ou, ao contrário, você sentir desconforto respiratório nesse trimestre, já sabe: fale com sua obstetra.
- Você começar a sentir o bebê mexer até a 22ª semana. Se passou da 24ª e você ainda não sentiu, fale com sua médica.
- Sentir algum desconforto nas costas ou incômodo pra dormir. Seu peso está aumentando, vale falar com o preparador físico para que ele possa te auxiliar.
- Algumas dores de cabeça: fique de olho na hidratação e no jejum prolongado. Beba bastante líquido e coma algo leve a cada 3 horas no mínimo. Se a dor for atrás da cabeça ou na nuca, comunique sua obstetra.
- Algum inchaço é normal, mas inchaço em excesso pode estar relacionado à pressão arterial. Na dúvida, fale com a sua médica.
- Ih, escapou o xixi! À medida que sua barriga cresce, a musculatura pélvica começa a estirar e ser pressionada. A fisioterapia pélvica é indicada no 3º trimestre, mas se isso acontecer, fale com sua especialista pessoal para antecipar uma avaliação.
- Intestino preso é comum, então coma bastante fibras (sem se esquecer de beber água) e alimentos laxativos como mamão, ameixa preta e laranja com bagaço.
- Hemorroidas são varizes na região anal, que podem sangrar e são comuns na gravidez. Se isso acontecer, faça banhos de assento com água morna e evite usar papel higiênico (prefira água, sabão e toalha).