Escrito por Família Theia e Ingrid Oliveira (nutricionista)
Até 6 meses de idade é essencial o aleitamento materno exclusivo. Depois dessa fase encorajo você a introduzir os alimentos de forma variada junto com a amamentação. Aos 6 meses, os bebês podem estar aptos a mastigarem e a provar de habilidades de se sentar sem apoio, levar objetos à boca com as mãos e demonstrar interesse pelo que os adultos estão comendo.No começo da introdução dos alimentos, nos primeiros 3 dias a criança vai se ambientar a aquela novidade dos alimentos. No início é normal não comer e só ter contato com a comida, pois ela está conhecendo. Nesse momento o que vale é: pensamento positivo e expectativas baixas.
Na hora da preparação dessa refeição é normal ter dúvidas quanto as texturas e os tamanhos dos alimentos, segue as dicas para facilitar esse momento:
- 6-7 meses: Com uma colher pequena apropriada para a idade ofereça em consistência cremosa até chegar na consistência mais sólida (pedaços pequenos ou amassados). Essa evolução vale para o bebê ir conhecendo os alimentos. Nada de misturar os sabores!
- 8-9 meses: Nessa fase os pedaços são bem pequenos e cozidos, menores que um grão de feijão. Deixe o bebê segurar, sentir a textura e levar a boca. Exemplo: palitos ou raminhos (como o corte da batata frita) para os legumes, pedaços de frutas macias ou frutas duras de forma cozida. Cortes de cumprido (uva, tomate cereja), palito ou gomos (abacaxi e laranja). Os alimentos com sementes como melancia e goiaba deverão ter a maioria tiradas. Para os lisos ou escorregadios, deixe um pedaço da casca para criança segurar.
- 10-11 meses: A comida pode estar cortada em cubos pequenos. Para as carnes corte no sentido das fibras pois faz com que não se soltem fiapos longos e difíceis de engolir. Pode ser moída também em formato de almôndegas ou de hamburguinho caseiro pequenos.
- Use e abuse de temperos naturais (como alho, cebola e cheiro verde). Nada de sal, açúcar e condimentos ou excessos de gorduras.
- Após 12 meses: Chegou o momento de comer com a família. Respeite o ritmo da criança. Evite distrações com tabletes e celulares, foco total na refeição. Esse momento é muito importante pois define o paladar da criança. Então use e abuse na variedade e fuja dos alimentos industrializados.
Força e Sucesso nessa Missão!