Escrito por Família Theia e Patricia Piason

A pega é basicamente o jeito que o bebê “abocanha” o seio da mãe para mamar. Ela é uma etapa muito importante porque se feita de forma incorreta prejudica a amamentação do bebê e pode machucar a mãe.

É comum que as mães tenham que testar posições com seus bebês para que seja encontrado o jeito que funciona melhor para os dois. Mas algumas técnicas podem ajudar.

Uma boa pega começa com a mãe confortável. As costas e os pés devem estar apoiados e os ombros relaxados. O apoio nos braços também é importante. Lembre que é uma posição em que a mãe deverá ficar por um tempo.

Com a mão por baixo, a mãe deve sustentar a mama. O corpo do bebê deve estar perto do da mãe, de preferência “barriga com barriga”. Também é importante que o bebê fique bem apoiado. A cabeça e o troco do bebê devem estar alinhados, sem torcer o pescoço e o bebê deve ficar levemente angulado para diminuir chance de refluxo. O rosto do bebê deve ser posicionado de frente para a mama, com o nariz em oposição ao mamilo.

Agora vamos à pega em si.

A boca do bebê deve estar bem aberta, pegando grande parte da areola. Os lábios para fora (boca de peixinho). A língua do bebê fica em volta do mamilo. O queixo dele deve tocar a mama e as bochechas bem arredondadas enquanto ele mama.

As sucções do bebê devem ser lentas e profundas e é possível ouvir o bebê engolindo. Quando ele estiver satisfeito ele vai soltar espontaneamente a mama.

Importante: a mãe não deve sentir dor durante a mamada.

Na verdade esse é um dos sinais de que a pega não está correta. Outros sinais que são indícios de que a pega não está indo bem são a mama parecer estar esticada ou deformada enquanto o bebê mama, os mamilos apresentarem estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas depois que o bebê solta a mama.

Também é importante observar o bebê para os sinais da pega incorreta: Os lábios do bebê ficam virados para dentro, ele abocanha apenas o mamilo, o queixo não encosta na mama, as bochechas estão encovadas e é possível ouvir sons de estalido quando o bebê mama.

Saiba mais sobre como lidar com a produção de pouco ou de muito leite e sobre confusão de bicos.