Vamos falar de rotina?
Escrito por Família Theia e Michele Melão (consultora de sono)
O corpo é uma máquina perfeita. Você pode perceber que sente fome e sono geralmente no mesmo horário e, se você atender a sua necessidade no horário correto, tudo ficará mais fácil no seu dia.
Já passou pela sensação, por exemplo, de sentir sono em seu horário habitual e se, por algum motivo, não conseguir dormir, o sono passar?
Isso não acontece só com os adultos. É muito comum acontecer com as crianças também.
Então para facilitar o seu dia, para atender as necessidades da criança da melhor forma, é muito importante entender como o corpo daquela criança funciona, qual é a melhor rotina diária para ela. Com toda certeza dormir de dia e de noite será uma tarefa mais fácil, sem protestos e confusão se houver uma rotina regular para ser seguida.
Existem dois caminhos para seguir uma rotina:
1. Definir uma rotina de acordo com o relógio
A criança acorda sempre no mesmo horário e todas as outras atividades do dia acontecem em um momento aproximado. Hora para dormir, comer e fazer as atividades. É o modelo mais simples de seguir.
Desvantagem: se a criança estiver dormindo muito de manhã, ela deve ser acordada para começar o dia.
2. Definir uma rotina a partir da hora que a criança acorda
Neste caso os pais deixam a criança dormir até a hora que ela quiser e, a partir daí, seguem uma regularidade nos horários de comer e dormir. Por exemplo: a criança acorda às 8 horas e duas horas depois vai fazer a primeira soneca e assim por diante.
Desvantagem: fica difícil a família se organizar durante o dia, ou seja, não haverá um momento do dia que certamente a criança estará dormindo, tudo vai depender da hora que ela acorda.
Dicas para você melhorar sua rotina:
- Nos dois casos faça sempre 10 dias de anotações. Anote todos os horários da criança (alimentação, soneca, duração das sonecas, horário do sono noturno). Para crianças acima dos 6 meses é possível perceber algum padrão. A partir desse padrão, você pode organizar sua rotina. Ter um horário aproximado para dormir vai aliviar demais a luta que as crianças podem ter para iniciar o sono.
- Se for preciso acordar seu filho, faça sempre durante o sono leve, ou seja, quando ele está em movimento (geralmente sonhando). Fique ao lado da criança perto do horário de começar o dia e, assim que ele apresentar algum movimento, você o acorda pelo toque. Acordar em um ambiente calmo e com carinho pode fazer diferença no humor da criança durante o dia.
- Cuidado com o ritmo da sua casa. Não adianta ter rituais de sono e seguir uma rotina certinha se o clima da casa for de tensão, correria, barulho e confusão. Muitas pessoas afirmam que a criança precisa dormir durante o dia enquanto estiver claro e com barulho, porque a criança é que deve se adaptar ao ritmo da casa, e não o contrário. Porém, isso depende muito da criança. Depois de 18h o ideal é diminuir a luminosidade e o barulho do ambiente, além de evitar aparelhos eletrônicos.
Muitas vezes ouvimos falar de rotina, mas na prática não acontece. Se seu filho luta para dormir, sugerimos que vocês façam o teste, porque esse é certamente o primeiro passo para diminuir a briga e o estresse nesse momento em que o sossego deve acontecer.