Escrito por Família Theia e Maria Elisa Lo Russo (coach de carreira)

Às vezes seria muito mais fácil se pudéssemos levantar uma placa, expondo nosso trabalho e vendendo nossas ideias. Mas a realidade não é bem assim...

Para vender bem seu trabalho e sentir-se reconhecido nas suas atividades é preciso ter autoconhecimento, planejamento e pitadas de esforço e envolvimento. Não basta só você e seu colega do lado saberem o bom trabalho que você faz, é preciso que outras pessoas tenham ciência e vejam valor nas suas entregas.

1. Desenvolva o autoconhecimento

Para que outras pessoas reconheçam seu trabalho você deve ter a clareza do que faz bem e valorizar isso.

Reflita sobre suas ideias e sugestões: elas agregam valor? Você tem conseguido impactar positivamente seu ambiente de trabalho? Você sugere mudanças e envolve-se na sua área? Você tem relacionamentos que te ajudam na valorização do seu trabalho?

Reflita continuamente se você está se valorizando e entregando um trabalho de alto valor. Se sim, comece seu planejamento e siga em frente. Se não, está na hora de repensar suas atitudes e os motivos pelos quais não enxerga valor no que faz ou não consegue entregar algo de valor para sua área.

2. Monte um planejamento

É fundamental que você planeje como quer que as pessoas vejam seu trabalho e de que forma. Antes de entrar em reuniões, planeja e reflita sobre o que quer falar, o que gostaria de ressaltar, como gostaria de apresentar suas ideias e projetos.

Se você não costuma participar de reuniões e sente que não tem sido visto, avalie como é a cultura e o ambiente em que está inserido. Convide seu gestor direto para uma conversa e apresente seu trabalho e planos. Lembre-se que a carreira é sua e você é o único responsável por ela.

Para te ajudar nesse planejamento, reflita e avalie: Você percebe pessoas que vendem bem seu trabalho (sem fazer bajulação)? O que elas fazem que você avalia como sendo bom? Você conseguiria ter atitudes parecidas?

3. Saia da zona de conforto. O marketing pessoal exige esforço e envolvimento

Não é fácil fazer o famoso “marketing pessoal” e isso requer certo esforço. Tem pessoas que fazem de forma leve e tranquila, mas nem todas são assim e está tudo bem. Se seu caso é esse, pense nisso como um exercício. Ir à academia e fortalecer o músculo também não é fácil, mas com a frequência e séries adequadas acaba se tornando um pouco mais tranquilo.

Comece com pequenos passos... peça para apresentar um projeto ou uma ideia nova. Chame seu chefe para uma conversa individual e ofereça uma sugestão de melhoria. Envolva-se com pessoas de outras áreas em projetos multifuncionais.

Envolvimento é a palavra-chave. Você não vai conseguir vender seu trabalho se não se envolver com outras áreas e pessoas. Vai requerer esforço para sair da sua zona de conforto e participar de projetos, soluções e melhorias.

Uma dica final é compartilhar com alguém, de sua total confiança, sua vontade de vender melhor seu trabalho e peça a opinião dela de como tem se saído. É importante ter alguém caminhando e celebrando os primeiros degraus conquistados nessa jornada!