Escrito por Família Theia e Michele Melão (consultora de sono)

Uma das grandes sacadas quando falamos do sono do bebê é conseguir fazer a leitura dos sinais de sono, especialmente quando temos que descobrir qual é o horário que o bebê precisa dormir durante o dia.

É comum ouvirmos falar sobre luta para entrar no sono durante o dia, choro forte, irritação e, como resultado: pais ou cuidadores exaustos e um bebê nervoso.

Reconhecer o sinal de sono da criança vai ajudar a família a acertar em cheio a hora de iniciar um ritual de sono e recomendamos que esse ritual aconteça ao menos 15 minutos antes do bebê dormir.

Um diário, com anotações do horário que a criança acorda e dos cochilos, irá ajudar demais. Por esse diário, você terá uma ideia bem aproximada da janela de sono da criança (tempo que ela passa acordada).

Com essa janela aproximada, a sua missão é entender como o bebê reage quando o horário se aproxima.

Os sinais de sono podem ser:

  • Bocejo;
  • Coçar as orelhas;
  • Esfregar os olhos;
  • Perder o interesse nas brincadeiras;
  • Olhar parado;
  • Procurar mais colo;
  • Esfregar o rosto no peito do cuidador;
  • A criança só quer ficar no colo;
  • Agitação extrema (um sinal contra intuitivo, muitas vezes confundido com falta de sono);
  • Choro (nesse caso, pode ter passado um pouco a hora de dormir).

A dica de ouro aqui é se antecipar ao sinal, ou seja, perto de 15 minutos antes do horário que seu filho geralmente apresenta o sinal, você deve tirá-lo das brincadeiras, de um ambiente mais agitado, para começar a baixar o nível de energia.

Tirar a criança de uma brincadeira e esperar que imediatamente ela se renda ao sono é um objetivo que dificilmente será atingido.

A criança precisa de uns minutos para relaxar e, depois disso, comece um ritual de sono, que pode ser: ir para o quarto, abaixar as luzes, fechar cortina, fazer uma troca de fralda, ligar um "ruído branco" e ficar com o bebê no colo até que ele apresente o sinal de sono.

Se logo ao entrar no quarto seu filho ele já começa a chorar, algo está errado. Pode ser que ele não esteja preparado para dormir (você começou o processo cedo demais) ou que já passou do ponto.

Nos dois casos, saia do ambiente, tente distrair um pouco (tirar o foco do choro com atividades calmas) e fique com o bebê no colo até ele se acalmar.

Em muitos casos, é necessário ajudar o bebê a entrar no sono, com um balanço leve, fora do quarto, para que ele nem perceba que está relaxando para dormir.

Entretanto, se você acertar o horário e conseguir ter uma leitura exata do sinal de sono do seu filho, a hora de dormir pode ser muito mais fácil.

Fique atento também às transições de soneca (fases em que o bebê passa a dormir menos de dia), para que você sempre respeite a capacidade de sono da criança.

Os ciclos de sono X vigília da criança costumam se ajustar perto dos 4 meses, onde geralmente ele fica com 3 cochilos por dia e começa a dormir por mais horas de noite. Nessa fase, é muito importante trabalhar o sono da criança, porque apesar de ser a fase onde um padrão começa a se formar, é também quando acontece a primeira regressão de sono do bebê.

Ensinar seu filho a dormir nessa fase pode fazer toda diferença para a qualidade de sono nos primeiros anos de vida da criança e consequentemente para toda família.

Porém, se seu filho não tem um sono de qualidade, procure ajuda! Muitas vezes a questão de sono é apenas comportamental e pequenas mudanças na forma como ele adormece e ajustes na rotina com o entendimento da real necessidade e capacidade de sono da criança podem trazer grandes modificações no sono do seu filho.

Quer dicas de como melhorar o sono do bebê? Nossa especialista em sono preparou 14 dicas para ajudar seu bebê a dormir melhor.