Escrito por Família Theia e Coach de Carreira Denise Rendtorff

A volta da licença-maternidade é um momento temido por muitas mães. Parece que o trabalho não faz mais sentido e que você não é mais a mesma pessoa que era antes. Muita calma nessa hora. Sim, você não é mais a mesma pessoa, mas ainda é muito cedo para dizer qual o caminho certo. O melhor é ir aos poucos, e se permitir sentir o momento.

Use essas dicas para te ajudar no primeiro mês de retorno:

- Não sofra por antecipação. Preste atenção se você está gastando sua energia antecipando algum sofrimento e tente sair desse pensamento com alguma atividade que você goste.

- Se permita primeiro viver a experiência do retorno ao trabalho. Se perceba. Tente entender como realmente foi para você.

- Volte aos poucos. Converse abertamente com gestores para qual a política da empresa.

- Tente negociar para trabalhar em casa alguns períodos, proponha uma rotina que faça sentido para você e para a empresa.

- Divida sua experiência. Converse com outras mães que viveram isso, com sua família, amigos, com seu amor. Diálogo é uma ferramenta poderosa contra medos, crenças e tabus.

- Tente estruturar a sua própria rotina. Quais são as suas possibilidades? Babá? Creche? Tente chegar a uma conclusão envolvendo toda a sua família.

- Aproveite esses primeiros dias para entrar em contato consigo mesma. É importante identificar as diferentes emoções que surgirem. Dê nome a elas.

- Não tire conclusões ou tome decisões nesses primeiros dias. Dê tempo para as coisas se ajeitarem e só depois faça as mudanças que parecerem necessárias.

- Esse momento vai ajudar você a ressignificar as coisas. Aproveite para pensar, entender o que é sua prioridade, do que você está disposta a abrir mão, o que te dá mais motivação e energia e o que te cansa. É um momento de se redescobrir.