Voo de longa distância e o sono da criança – como sobreviver a esse desafio!
Escrito por Família Theia e Michele Melão (consultora do sono)
Viajar com crianças é um desafio, mesmo que você faça de carro e chegue ao destino em poucas horas. Mas e quando nos aventuramos a viajar com os pequenos em voos de longa distância? Em muitas famílias só o fato de pensar sobre isso já faz com que os planos mudem.
Por isso, vamos deixar dicas valiosas aqui para que você consiga sim passar por esse desafio de forma mais tranquila, e quem sabe até prazerosa.
- Não esqueça os brinquedos! Leve coisas para colorir, livros com adesivos, magnéticos, coisas que você sabe que seu filho gosta e vai ficar concentrado na atividade por pelo menos alguns minutos.
- Se a companhia aérea permitir, leve o bebê conforto (algumas companhias até oferecem esse conforto). Dormir em um local “conhecido” pode ajudar muito seu filho a relaxar por mais tempo. Essa posição mais contida pode ser muito confortável e garantir algumas horas a mais de descanso.
- Para as crianças pequenas, o sling pode salvar suas horas de sono! Até para você se levantar e andar um pouco com a criança, esse é um item que certamente vai te ajudar bastante. Especialmente para as crianças menores de 2 anos (que podem embarcar sem ter o assento marcado), essa pode ser uma forma mais confortável de segurar o bebê.
- Ande um pouco pelos corredores com o seu filho. Manter uma criança sentada e quieta por horas, em um lugar diferente, é realmente uma missão impossível. Deixe que ela veja o avião, ande e gaste mais energia.
- Cuidado com a dor de ouvido. A criança não vai entender a dor que pode ter no ouvido na subida e na descida do avião, então faça com que nestes momentos seu filho engula o máximo possível. Chupeta, mamadeira e/ou peito para os bebes que ainda estão sendo amamentados, costumam funcionar bem para os pequenos, e para os maiores, tenha sempre algo que eles possam comer.
- Se planeje com antecedência para os “acidentes” que podem acontecer. Tenha sempre uma muda de roupa extra (comer em um avião que pode mexer já é difícil para um adulto, imagine para uma criança), lenços umedecidos, fraldas descartáveis em quantidade ou calcinhas/cuecas, chupeta extra (se a criança usar) e outros itens que possam te ajudar em alguma emergência.
- Cuide do dia dessa criança antes de embarcar. Nos voos noturnos, organize sua agenda para que a criança faça os cochilos corretamente, tente que ela se alimente direito e que gaste bastante energia.
Por fim...
Se prepare para alguns momentos onde seu filho pode ficar nervoso, irritado e estressado. Deixar algum brinquedinho na bolsa para tirar o foco do nervosismo nessa hora pode ser fundamental para que seu filho pare de chorar e se distraia por alguns minutos.
E nunca é demais lembrar... descanse quando seu filho finalmente entrar no sono!